O que preciso fazer para ser salvo? Por Eloir Vieira

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6).

Não é uma instituição religiosa que salva; mas, Deus, nosso Criador: “Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há Salvador” (Is 43.11). “Ao único Deus, Salvador nosso, por Jesus Cristo, nosso Senhor, seja glória e majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos, agora e para todo o sempre. Amém!” (Jd 1.25). “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6). “

Ninguém consegue salvar-se a si mesmo, pois todos nós somos pecadores: “Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer” (Rm 3.10); “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rm 3.23). “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós” (1ªJo 1.8). “Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós” (1ªJo 1.10).

A salvação não depende das nossas obras ou de algum sacrifício nosso! Somos salvos porque Deus nos amou mesmo nós estando em pecado cometendo todos os tipos de injustiças: “Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm 5.8). Tudo o que precisamos fazer é crer e se arrepender; entregar nossa vida a Cristo Jesus: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1ªJo 1.9).

Não é a instituição religiosa onde congregamos, nem os religiosos que salvam, mas, o Filho de Deus, que tomou para si os nossos pecados e morreu por nós, e ressuscitou, e está à destra de Deus intercedendo por nós: “Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem, o qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo” (1ªTm 2.5,6).

Jesus é O único Advogado dos pecadores que está junto de Deus intercedendo por todos; tanto para os que já se arrependeram, quanto para os que ainda não: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo” (1ªJo 2.1,2).

Não somos salvos por sermos bonzinhos; mas porque Deus nos amou e sacrificou seu Filho por nós! Pela fé somos salvos: “Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus” (Rm 3.24-26).

Deus não pede nada em troca da salvação! Assim, todos que creem são salvos: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8,9). Quem crê, não anda mais guiado pela carne, mas pelo espírito: “Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito” (Rm 8.1).

Eloir Vieira