“Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro” (1ªTs 4.16).
Morrer em Cristo é morrer crendo, esperando a volta de Jesus, na esperança de ser arrebatado estando ainda vivo na sua vinda ou ressuscitado caso já tenha morrido: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (1ªTs 4.16,17).
A Bíblia diz: “Os que morreram em Cristo serão ressuscitados; e os que ficarmos vivos seremos arrebatados; todos juntos irão se encontrar com Jesus nos ares. Naturalmente a Palavra de Deus está falando em ressuscitar os que morreram esperando por Ele, crendo e exercendo sua fé, esperando pelo arrebatamento: “Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez, para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para a salvação” (Hb 9.28). Quantos morreram em Cristo ou O-esperam?
Com essa fé, esperança e confiança em Deus, o apóstolo Paulo que, havendo sido arrebatado e levado ao Paraíso por alguns instantes, e conheceu o lugar para onde vão os que creem (2ªCo 12), tinha a convicção de que, viver na terra só faz sentido se viver em comunhão com Cristo; e, morrendo em comunhão com Ele é lucro: “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho” (Fp 1.21). Vivamos em comunhão com Cristo!
Deus já perdoou os pecados de toda a humanidade, mas ainda não ressuscitou nem arrebatou os que creram e receberam Jesus no seu coração. Quando chegar o momento de Deus ressuscitar e arrebatar, serão levados somente os que creram em Deus, em Jesus Cristo, e em seu evangelho da salvação: “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé” (Rm 1.16,17). Obedeçamos o evangelho da salvação!
Os mortos em Cristo, ressuscitarão na primeira ressurreição, quando os vivos em Cristo serão arrebatados, e reinarão com Cristo: “Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabarem. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos” (Ap 20.5,6).
As pessoas que morreram sem Cristo, vão ressuscitar somente no dia do Julgamento Final; não para salvação, mas para condenação eterna: “E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo” (Ap 20.15). Que Deus tenha misericórdia, e o Senhor Jesus Cristo tenha nossos nomes escritos no seu livro da vida!
Creia em Deus, e em Jesus Cristo, confessando-O como seu único Salvador e Senhor!
Creia também no evangelho da salvação, conhecendo e praticando seus ensinamentos!