O mistério da Santíssima Trindade, por Eloir Vieira

49 - O Deus Triuno - YouTube“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19).

Deus é triuno; três pessoas distintas numa só unidade: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo (Mt 28.19). O Espírito Santo é a terceira pessoa da trindade; é o que une o Pai e o Filho; onde está um, estão os três: “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com vós todos. Amém!” (2ªCo 13.13).

O Espírito Santo é Deus! Quando Ananias, mentiu para o Espírito Santo, mentiu para Deus: “Disse, então, Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a, não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus” (At 5.3,4).

O Pai Criador é Deus, e o Filho também é Deus; juntos, criaram todas as coisas: “No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez” (Jo 1.1-3). Há um só Deus; mas Deus triuno: Pai, Filho, e Espírito Santo!

Deus Pai, enviou o Deus Filho para salvar o mundo: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16). Deus Filho, veio para salvar e não para condenar: “Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele” (Jo 3.17).

Deus Pai, entregou todas as coisas no céu e na terra, ao Deus Filho: “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra” (Mt 28.18).

Quem crê no Deus Filho, é salvo; e quem não crê no Deus Filho, não é salvo pois, já está condenado por não crer: “Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus” (Jo 3.18).

Jesus mandou que todos que creem, sejam batizados e obedeçam aos seus mandamentos: “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!” (Mt 28.19,20). Quem tem o Pai, tem o Filho, e tem o Espírito Santo!

Jesus, disse que ia para o Pai, e enviaria o Espírito Santo para ficar com seus seguidores. O Espírito Santo, entre tantas funções, é o que convence o pecador dos pecados, da justiça e do juízo: “Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo: Do pecado, porque não creem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado” (Jo 16.7-11). Há um só Deus, Triuno!

Eloir Vieira