Novos sites auxiliam gestores e profissionais de saúde na utilização do e-SUS APS

O Ministério da Saúde acaba de disponibilizar novas ferramentas com o intuito de auxiliar gestores e profissionais de saúde na utilização dos Sistemas de Informação em Saúde e na gestão de políticas públicas relacionadas à atenção primária – a APS. Os hotsites são voltados à Estratégia e-SUS APS; ao Painel e-SUS APS; e ao Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab)

O e-SUS APS é um dos modelos citados pelo ministro Alexandre Padilha que vão auxiliar a reduzir o tempo de espera no SUS e qualificar o cuidado com os usuários. Com as novas ferramentas, o objetivo é promover uma comunicação eficaz sobre os princípios e práticas de qualificação do uso desses sistemas, favorecendo sua integração às políticas de saúde. Nelas, é possível acessar materiais essenciais para a utilização adequada dos sistemas, tais como: 

  • Downloads para instalação do sistema de Prontuário Eletrônico atual;
  • Instalação e uso do Painel e-SUS APS;
  • Manuais técnicos para qualificação do uso dos sistemas;
  • Materiais de apoio à implantação;
  • Linha do tempo apresentando as principais entregas relacionando com as versões e funcionalidades;
  • Novo espaço para divulgação de vídeos de apoio;
  • Ambiente de treinamento, com insumos para criação de um ambiente no município, como o XML de treinamento;
  • Integração com a plataforma de Educação Permanente Educa e-SUS APS
  • Suporte técnico;
  • Nova aba com seção “Novidades”;
  • Blog com as últimas notícias. 

Sobre a Estratégia e-SUS APS

O e-SUS APS é uma estratégia da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) para reestruturar as informações da atenção primária em nível nacional. 

A Estratégia e-SUS APS faz referência ao processo de informatização qualificada do Sistema Único de Saúde em busca de um SUS eletrônico (e-SUS) e tem como objetivo concretizar um novo modelo de gestão de informação que apoie os municípios e os serviços de saúde na gestão efetiva da APS e na qualificação do cuidado dos usuários. 

A mais recente solução da estratégia é o Painel e-SUS APS, desenvolvido para transformar o monitoramento de dados populacionais e de saúde na atenção primária. A ferramenta conta com funcionalidades que facilitam o acompanhamento de indicadores, a gestão do cuidado e a promoção de boas práticas, além de estar integrado à base de dados do Prontuário Eletrônico e-SUS APS, o que confere suporte direto à tomada de decisão, permitindo intervenções precisas e oportunas que impulsionam resultados concretos na atenção primária. 

A estratégia também conta com o Educa e-SUS APS, uma plataforma gratuita de educação permanente para qualificação dos profissionais de saúde, profissionais da área de tecnologia digital (TDIC) e gestores do SUS no uso da estratégia e-SUS APS. 

Acesse os sites

Luciano Marques
Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde