Após anos sem muitas novidades no mercado brasileiro, a Kia está disposta a renovar a sua linha no país. O lançamento do Stonic no fim do ano passado, foi o primeiro passo. Agora, a fabricante prepara para Julho a chegada da nova geração do Sportage, com sistema híbrido leve de 48V.
O Novo Sportage será equipado com um motor 1.6 turbo de injeção direta de combustível, que é capaz de gerar 180 cv e 27 kgfm de torque. O câmbio é automatizado de dupla embreagem com 7 velocidades, que traciona apenas as rodas dianteiras. O modelo será apresentado no evento de clássicos em Araxá – MG.
Mas a principal novidade é o Sportage conta com um pequeno motor elétrico auxiliar, que substitui o motor de arranque e alternador do veículo, o que favorece a redução de consumo e emissões de poluentes.
O Sportage será o segundo modelo híbrido da Kia no Brasil. O Stonic também recebeu o mesmo sistema híbrido leve, porém, integrado à um motor 1.0 turbo de 120 cv e 20,5 kgfm de torque. A marca ainda irá trazer o SUV Niro para o Brasil. Quanto a ele, sabe-se apenas que será híbrido “completo”.
Leia Também
Leia Também
Entretanto, ainda não há confirmação se o Niro brasileiro será híbrido comum, onde o motor a combustão carrega as baterias, (formato utilizado pelo Toyota Corolla Cross Hybrid, por exemplo) ou híbrido do tipo plug-in, onde a recarga das baterias pode ser realizada em pontos de recarga ou em tomadas domésticas — como em um carro 100% elétrico.
Apesar da Kia não ter divulgado valores e versões, é provável que o novo Sportage seja mais caro que o atual, disponível por R$ 179.590, no site da fabricante.
Além de Sportage e Niro, o Kia EV6, SUV completamente elétrico, é esperado no Brasil ainda este ano. No final do ano passado o presidente da Kia do Brasil, José Luiz Gandini, afirmou que o modelo chegará em nosso país, mas não deu prazo.
O Kia EV6 foi eleito o carro do ano de 2022 na Europa, onde possui versões de 170, 325 e 585 cv na versão GT. No velho continente, consumidores podem escolher também as baterias (58 ou 77 kWh) e a arquitetura elétrica de 400 ou 800 Volts. Em todas as versões, o EV6 pode carregar aos 80% em 18 minutos.