Em relação aos números oficiais sobre a entrada de turistas internacionais no Brasil, o Ministério do Turismo (MTur) informa que as estimativas de chegadas de turistas internacionais ao Brasil são calculadas seguindo as diretrizes das Recomendações Internacionais para as Estatísticas de Turismo da ONU Turismo, mais importante órgão do setor em nível mundial, tendo como dados primários os registros de migração (entradas e saídas de pessoas no Brasil) fornecidos pela Polícia Federal (DPF).
É importante ressaltar que a denominação “turista”, utilizada nos levantamentos brasileiros, segue as diretrizes internacionais, garantindo a comparabilidade dos nossos dados com os de outros países. Tal padronização é fundamental para a compreensão do fluxo turístico global e para a formulação de políticas públicas eficazes.
Nos últimos meses, tanto a Polícia Federal, quanto o Ministério do Turismo e a Embratur, observaram que houve um crescimento no número de registros de entradas para todos os tipos de vistos. Como resultado disso, o Brasil está presenciando os números recordes das entradas de turistas internacionais, bem como números recordes de visitantes de outros países.
O Ministério do Turismo reafirma a confiabilidade dos dados de entrada de turistas internacionais no Brasil, fruto do trabalho sério e competente de instituições de alta credibilidade e em consonância com os padrões internacionais estabelecidos pela ONU Turismo, não havendo nenhum motivo plausível para dúvida.
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo