Níveis dos rios de MS voltam à normalidade, mas Rio Dourados mantém estiagem

Foto: Governo de MS

Todos os dados foram retirados do Sistema HIDRO, mantido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico.

Em um cenário de alívio hídrico, o boletim diário da Sala de Situação que apresenta dados de chuva e nível dos rios de Mato Grosso do Sul, divulgado nesta segunda-feira (30), revela que apenas o Rio Dourados mantém o nível de estiagem. Enquanto isso, os demais rios monitorados – como Piquiri, Cuiabá, Paraguai e Miranda – já saíram dessa condição crítica.

Entretanto, o boletim afirma que a estação Dourados está com falha na transmissão de nível desde 29 de dezembro, o que pode impactar a precisão dos dados. A rede de monitoramento do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) possui treze estações telemétricas distribuídas nos rios Piquiri, Cuiabá, Paraguai, Miranda, Aquidauana, Taquari, Pardo, Aporé e Dourados. Todos os dados foram retirados do Sistema HIDRO, mantido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico.

A mudança no quadro hídrico se deve às chuvas ocasionais que ocorreram no final da primavera, que amenizaram as condições adversas enfrentadas pelos agricultores e pelas comunidades locais, no que se refere ao abastecimento de água. Conforme o Boletim, as chuvas que se intensificaram nas últimas semanas foram fundamentais para a recuperação dos níveis dos rios.

A média de precipitação acumulada nos últimos dias superou as expectativas, com alguns locais registrando até 40 mm em 24 horas, como em São José do Piquiri, que teve um total de 37,4 mm, e Pousada Taiamã, com 36,4 mm.

Por outro lado, alguns locais apresentaram volumes de chuva bem inferiores, como o Rio Paraguai, que registrou apenas 2,4 mm. Essa variação nas chuvas reflete diretamente nos níveis dos rios, onde o Rio Piquiri/Cuiabá e o Rio Paraguai estão entre os que apresentam os maiores níveis, com cotas de 376 cm e 383 cm, respectivamente. Em contraste, o Rio Dourados, que permanece em estiagem, apresenta uma cota de 71 cm, o que o coloca em uma situação crítica.

A previsão do tempo para os próximos dias indica que a situação meteorológica típica de verão continuará, com a expectativa de sol e aumento da nebulosidade, resultando em pancadas de chuvas. Pontualmente, podem ocorrer chuvas de intensidade forte, acompanhadas de tempestades, raios e rajadas de vento. As temperaturas devem variar entre mínimas de 21-24°C e máximas de 29-34°C nas regiões sul, leste e sudeste do estado. Nas áreas pantaneira e sudoeste, as mínimas podem chegar a 22-26°C, enquanto as máximas podem atingir até 37°C, especialmente nas regiões do bolsão e norte.

Fonte: Midiamax