Na França, ministro da CGU destaca importância da participação social na construção de políticas de integridade

Ministro da CGU integrou o painel "Parcerias Multi-Atores como Característica Singular: Celebrando 10 anos da Alliance for Integrity"

O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho, participou da Conferência Global 2025 da Alliance for Integrity, sob o tema “10 anos de Empresas Tomando Ações”. O evento, realizado nesta sexta-feira (28), em Paris, ocorreu paralelamente ao Fórum Global de Integridade e Anticorrupção da OCDE, com o objetivo de fomentar a transparência e a colaboração da sociedade na luta contra a corrupção.

O ministro da CGU integrou o painel “Parcerias Multi-Atores como Característica Singular: Celebrando 10 anos da Alliance for Integrity”, e destacou a importância da participação de diferentes setores da sociedade, reunindo governos, empresas, e organismos internacionais.

Em sua participação, Vinicius de Carvalho ressaltou os avanços da CGU no campo da integridade privada nos últimos dez anos. Um dos marcos dessa evolução é o sucesso do programa Empresa Pró-Ética, criado pela Controladoria em 2010, que se tornou uma referência internacional e foi replicado no Paraguai por meio de uma cooperação trilateral envolvendo a Alliance for Integrity.

“O Programa Pró-Ética já fez mais de 1100 avaliações de empresas e na última edição premiou 84 empresas com o selo. Além disso, o Programa Pacto Brasil veio como uma iniciativa para oferecer às empresas uma ferramenta de autoavaliação de suas medidas de integridade, como um passo antecedente ao Pró-Ética. Hoje, o Pacto Brasil conta com mais de 300 empresas aderentes. Ele é um compromisso pela integridade empresarial. Para que uma instituição, pública ou privada, seja íntegra, não basta que ela seja uma instituição não corrupta, ela também precisa ser legítima, ter propósitos claros e ser eficiente.”

O ministro enfatizou a importância da participação social na construção de políticas de integridade. “A participação social não é algo que vem naturalmente, ela só vai ser conquistada quando as pessoas entenderem com o que elas estão lidando, pra que elas estão fazendo aquilo e identificarem efeitos práticos da sua atuação, resultados que levaram uma mudança na ação pública ou na ação privada de uma determinada direção.”

Carvalho destacou a experiência da participação social na experiência brasileira quando da elaboração do Plano de Integridade e Combate à Corrupção, lançado em dezembro, no Brasil. “Muitas entidades da sociedade civil participaram, muitos especialistas. Pesquisadores participaram, muitas empresas e entidades empresariais participaram. Um plano bastante abrangente em termos de participação social, mas a gente sabe que ainda dá pra avançar bastante nesse tema e trazer a população para essa discussão. Esse é um grande desafio.”

A conferência reuniu especialistas de diversas regiões, incluindo África, Ásia, Europa e América Latina, e contou com a participação de representantes de diferentes setores, como sustentabilidade, governança corporativa e gestão da cadeia de suprimentos.

O painel foi moderado por Viola Boelscher, da Agência Alemã para Cooperação (GIZ), e teve a presença de renomados especialistas, como María Soledad Urri, da Laboratorios Bagó (Argentina), Elizabeth Andersen, do Basel Institute of Governance, e Norbert Kaliwe, da MERCK.

Alliance for Integrity

A Alliance for Integrity é uma iniciativa global que promove a integridade no setor empresarial por meio da cooperação entre diversos atores, incluindo empresas, governos e sociedade civil. Criada para fortalecer a transparência e prevenir a corrupção, a aliança incentiva a adoção de boas práticas e oferece treinamentos, diretrizes e ferramentas para empresas implementarem programas de compliance eficazes. Com atuação em diversas regiões do mundo, a iniciativa busca criar um ambiente de negócios mais ético e sustentável, fortalecendo a confiança no mercado e contribuindo para o desenvolvimento econômico responsável.

Assessoria Especial de Comunicação Social da CGU
Telefone: (61) 2020-6740/6873 | E-mail:

Fonte: Controladoria-Geral da União