Com a volta do Brasil às discussões internacionais sobre negociações climáticas, o projeto ANDUS – Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável no Brasil desenvolveu três mentorias temáticas voltadas à formulação de políticas públicas urbanas mais eficazes.
Uma das três mentorias tem como foco a Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), o objetivo é aprimorar o gerenciamento por meio de soluções ambientalmente responsáveis e economicamente viáveis. A iniciativa visa promover práticas sustentáveis no tratamento dos RSU, além de incentivar a inclusão de catadores de materiais recicláveis no processo.
A programação inclui oficinas de inovação, missões de campo e atividades de mentoria técnica. Serão selecionados quatro municípios e um consórcio intermunicipal, que contarão com apoio direto na estruturação de políticas públicas integradas. A proposta também prevê o fortalecimento do diálogo entre a gestão municipal, o legislativo, a comunidade e a iniciativa privada, promovendo articulação entre diferentes esferas de governo.
Entre os resultados esperados, estão:
-
Implementação da coleta seletiva porta a porta;
-
Inserção de práticas sustentáveis em festivais culturais e religiosos;
-
Capacitação de servidores públicos na temática de resíduos;
-
Ampliação das ações de educação ambiental.
Mentorias ANDUS
As mentorias do projeto demonstram que a ação climática local desempenha um papel essencial tanto no enfrentamento dos desafios urbanos quanto no fortalecimento das políticas públicas em nível nacional. O engajamento das cidades no desenvolvimento urbano sustentável contribui para a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa e o fortalecimento da resiliência urbana.
Confira mais informações no www.andusbrasil.org.br.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: [email protected]
Fonte: Ministério das Cidades