Major QOPM Luciane Gonçalves Caniato assumiu em maio o comando do 4º BPM
O 4º BPM de Ponta Porã completou 30 anos e na sexta-feira, dia 28, foi realizada a solenidade de celebração do 30º aniversário que contou com a presença do Comandante Geral da PMMS, Coronel QOPM, Marcos Paulo Gimenez e o Comandante de Policiamento de Área 1 (CPA 1), Coronel QOPM Givaldo Mendes de Oliveira.
O evento foi bastante emocionante, com a homenagem a várias pessoas que faz ou fizeram parte da historia da polícia militar na cidade e uma das homenageadas foi a Subtenente PM Nélida Calonga Riquelme Ferreira, lotada na 3ª Companhia Independente de Polícia Militar de Amambai, por ter sido a primeira mulher a integrar o efetivo da unidade.
Nélida recebeu a homenagem das mãos da Major QOPM Luciane Gonçalves Caniato, filha de trabalhadores rurais, senhor Lucio Gonçalves e senhora Elódia Souza e a primeira mulher a comandar o 4º BPM, sendo esse um fato histórico.
Assim, a Subtenente Nélida e a Major Luciane foram destaque na solenidade, pois representam a vitória feminina, a luta das mulheres por terem o direito de conquistarem seus espaços, com seu serviço, sua capacidade, sua autonomia.
Muitas outras mulheres vem se destacando na área militar, são tantas Marias, Paulinas, Luzias, Roselys, Paulas, Fabianas que em seus nomes representam a luta de um direito a tão pouco tempo adquirido, não o da igualdade e sim da equidade para que seja feita a justiça em relação à mulher.