MTur realiza doação de itens de higiene pessoal para o Instituto Mulheres Criativas

Crédito: Roberto Castro

Nesta sexta-feira (17.04), a secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, recebeu a presidente do Instituto Mulheres Criativas (AMIS), Luciene Alves, para fazer a entrega dos itens de higiene pessoal arrecadados para a entidade. A ONG atende mulheres em situação de vulnerabilidade social na Estrutural e Zona Rural do Paranoá, em Brasília. Além das doações, elas puderam debater sobre ações para capacitação de mulheres voltadas ao mercado de trabalho turístico.

Durante a conversa, a secretária se prontificou a visitar a ONG e apoiar as ações de qualificação profissional. “O turismo de Brasília aumentou muito e, com isso, a cadeia produtiva também se expande. A mulher que faz bolo ou artesanato passa a ter mais público para vender. Todas essas pessoas podem se tornar prestadoras de serviços turísticos por meio da qualificação, com cursos oferecidos pelo Ministério do Turismo, como o de Guia de Turismo. As possibilidades são infinitas”, afirmou Ana Carla.

E acrescentou: “A questão da doação é só o ponto da nossa conexão inicial, não é o nosso fim. A entrega dos itens é simbólica, mas a parceria com o Ministério do Turismo tem que ser perene. Eu quero que vocês consigam entrar no portal e saber que vão ter cursos de idiomas, de melhores práticas de manipulação de alimentos, tudo isso associado à ONG”, frisou.

De acordo com a presidente do Mulheres Criativas, são atendidas cerca de 300 mulheres vítimas de violência doméstica, que participam de oficinas criativas, em áreas como panificação e costura. “As oficinas funcionam como um resgate para que elas saiam da situação que se encontram para que possam ter uma fonte de renda, trabalhar fora, ter um emprego. São produtos que elas possam vender e gerar renda”, destacou.

A diretora de Gestão Estratégica do MTur, Lívian Souza, que também participou do encontro, disse que ficou muito feliz com o resultado da arrecadação da ação da Campanha do Mês das Mulheres. “Quando pensamos na programação do Mês das Mulheres, queríamos ir além das homenagens. Buscamos ações concretas, tanto para o público interno quanto para o externo. O trabalho do Instituto é um exemplo de mulheres apoiando outras mulheres em situação de vulnerabilidade, especialmente vítimas de violência doméstica, oferecendo a elas oportunidades de aprendizado e de profissionalização”, afirmou.

AMIS – Fundada há 27 anos, o Instituto Mulheres Criativas (AMIS) tem o intuito de ofertar cursos para mulheres em situação de vulnerabilidade e que não possuem diploma de nível médio. A iniciativa demonstra a importância da capacitação de mulheres para melhorar a qualidade de vida das famílias, por meio do incentivo ao aumento da autoestima, autonomia financeira e incentivo pessoal aos estudos.

Por Cíntia Lima

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo