O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), por meio da Secretaria Nacional de Portos, realizou, nesta semana, uma série de visitas técnicas aos portos de Santos e Salvador para tratar de assuntos como infraestrutura, governança e ampliação da capacidade portuária.
“As agendas de campo são estratégicas e planejadas para atender o momento de cada porto. Estamos para iniciar a consulta pública da Poligonal de Santos, que irá preparar o porto para futuras expansões”, explicou o secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, que chefiou a equipe.
Expansão em Santos
De acordo com o secretário, a consulta pública sobre a Poligonal do Porto de Santos está prevista para início em abril. Em dezembro, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, anunciaram a proposta de incorporar áreas em quatro cidades à Poligonal do Porto Organizado, ampliando a área em 162%.
O novo terminal de graneis líquidos, o STS08, também foi tema do encontro. O processo foi encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU) na última terça-feira (25). Com área de 152,2 mil metros quadrados, o projeto prevê a construção de quatro novos berços, dois viadutos e tanques de armazenamento. A audiência pública foi realizada em novembro do ano passado.
A equipe conheceu ainda o cruzeiro de navio da MSC. A temporada de cruzeiros teve início em novembro e segue até 20 de abril, aumentando significativamente o fluxo de turismo na região.
Concessão na Bahia
“Na Bahia, um dos principais temas foi o andamento do projeto de concessão. Trata-se de um modelo diferente, com concessão do canal e gestão patrimonial das áreas, e estamos também para iniciar consulta pública”, detalhou o secretário Nacional de Portos.
Em Salvador, a equipe conheceu as instalações e os projetos de ampliação da capacidade e segurança das operações dos terminais das empresas Ultracargo e da CSI Cargo, localizados no Porto de Aratu-Candeias, a pouco mais de 50 quilômetros do Porto de Salvador.
Na quinta-feira (27), houve visitas e reuniões no terminal da empresa de logística e portuária Intermarítima e no Tecon Salvador para conhecer projetos de modernização e expansão. A missão técnica foi concluída em reunião interna com a diretoria da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), para alinhamento estratégico das ações.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Fonte: Portos e Aeroportos