24.7 C
Ponta Porã
segunda-feira, 14 de outubro, 2024
InícioPolíciaMostra Cultural na Penitenciária Estadual de Dourados promove integração e reflexão

Mostra Cultural na Penitenciária Estadual de Dourados promove integração e reflexão

Com o objetivo destacar as cinco regiões do Brasil, uma Mostra Cultural foi realizada, na última quinta-feira (10.10), na PED (Penitenciária Estadual de Dourados), não apenas evidenciando as riquezas culturais do país, mas também as de países vizinhos. A iniciativa representa uma parceria entre a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e a SED (Secretaria de Estado de Educação).

Mostra Cultural na Penitenciária Estadual de Dourados promove integração e reflexãoO evento destacou uma trajetória de apenados que, apesar das dificuldades enfrentadas, busca a superação por meio do aprendizado e da criatividade. As apresentações, organizadas pelo CEEJA (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos), foram um exemplo do potencial transformador da educação.

Os participantes trouxeram à tona tradições como o tango argentino, a polca e o chamamé paraguaios, além de elementos típicos de diferentes regiões brasileiras, como o frevo pernambucano e a lenda do Negrinho do Pastoreio. A mostra também incluiu uma representação da criação do mundo segundo a visão de povos indígenas, com um grupo indígena apresentando a formação do sol e da lua. Teve chapéu de couro, o salame, rapadura, cuscuz, a chipa, tereré, o Cristo Redentor e até o ET de Varginha.

O diretor da PED, Rangel Schveiger, destacou que a Mostra Cultural serviu como um espaço de reflexão sobre a vida e a possibilidade de transformação, onde os apenados puderam compartilhar suas vivências e aprendizados. Segundo o dirigente, o evento não apenas proporcionou um momento de celebração, mas também reforçou a importância da educação como um caminho para a reintegração social.

Fonte: AGEPEN – MS