Na quinta-feira, dia 12, por volta das 15h, uma guarnição da GCMFron atuava em ronda preventiva pelo interior do terminal rodoviário de Ponta Porã-MS, quando avistou uma passageira identificada como B.F.O. (24) que ao deixar a sua bagagem no guarda-volumes e avistar os agentes, demonstrou nervosismo e foi em direção ao ponto dos taxistas, pedindo para que a levasse para Dourados-MS. Ao retornar para pegar a sua bagagem no guarda-volumes, a mesma foi abordada pelos agentes, onde foi constatado que havia no interior da sua mala trinta (30) tabletes de uma substância análoga à maconha, que após pesagem totalizou vinte e três quilos e novecentos gramas (23,900 kg).
Em depoimento a jovem afirmou ser modelo e que teria ido até a cidade de Coronel Sapucaia-MS para vender um veículo de sua propriedade, e que no decorrer das negociações um indivíduo intermediário não identificado teria se apossado do mesmo e como condição de ressarcimento a teria obrigado a traficar a droga.
Diante dos fatos, a autora foi conduzida para a Delegacia de Policia Federal em Ponta Porã-MS, para as providências cabíveis.