MME debate políticas energéticas com a França pelo Comitê Gestor do Diálogo para Transição e Segurança Energética e Minerais Estratégicos

O Ministério de Minas e Energia (MME) realizou, nesta quinta-feira (3/04), a reunião inaugural do Comitê Gestor do Diálogo para Transição e Segurança Energética e Minerais Estratégicos (DTEME). O comitê foi estabelecido por iniciativa dos presidentes do Brasil e da França durante a recente visita do líder francês ao país.

No encontro virtual, foram debatidas as políticas energéticas de ambos os países, bem como a proposta brasileira de criação da Coalizão Global pelo Planejamento Energético (GCEP). Além disso, discutiram-se iniciativas multilaterais no âmbito da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), reforçando o compromisso conjunto com a segurança energética e a transição para fontes sustentáveis.

O Secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento, Thiago Barral, ressaltou as principais prioridades do Brasil no setor energético, enfatizando a necessidade de conciliar segurança e confiabilidade energética com acesso amplo, custos reduzidos, sustentabilidade e inovação.

Ele também destacou os avanços recentes em marcos regulatórios estratégicos, como os relativos ao hidrogênio, ao programa Combustível do Futuro, à geração eólica offshore, ao Programa de Aceleração da Transição Energética (PATEN), ao programa Mover e ao Mercado de Carbono, reforçando o compromisso do país com a modernização e a descarbonização da matriz energética.

“Essa reunião é importante para detalharmos as prioridades brasileiras em um contexto de transição energética, e buscar oportunidades de colaboração com o governo francês, que demonstrou um planejamento factível para alcance da neutralidade de carbono, com crescimento significativo do setor elétrico, à semelhança do Brasil”, disse.

Entre os assuntos em comum com o país europeu foram destacados, o papel dos biocombustíveis e Combustíveis Sustentáveis de Aviação (SAF, na sigla em inglês), os setores nuclear, de gás natural e biogás.

A França, representada pela diretora-geral de Energia e Clima dos Ministérios de Ecologia e Territórios Energéticos da França, Sophie Mourlon, apresentou a implementação das estratégias de hidrogênio e energia nuclear no país europeu.

A diretora-geral francesa destacou a atualização integrada do planejamento energético e de planos de implementação no país, com indicação de prioridades na expansão da geração nuclear, redução do consumo de combustíveis fósseis, mudança na matriz de abastecimento nos sistemas de aquecimento de edifícios, biocombustíveis em setores de difícil eletrificação, investimentos em transmissão e hidrogênio, além de medidas de eficiência energética com redução do consumo final de energia de 29% até 2030, comparado com 2012.

Sophie Mourlon manifestou ainda o apoio francês à presidência brasileira da COP30, em Belém (PA), e destacou as convergências entre os planejamentos energético dos países.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: 
(61) 2032-5759 | E-mail: [email protected]


 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia