Mercado de CBios deve manter superávit em 2025, mesmo com estagnação da mistura de biodiesel

A geração de Créditos de Descarbonização (CBios) segue em crescimento, impulsionada principalmente pelo forte ritmo de consumo de etanol hidratado. Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, foram gerados 7,29 milhões de créditos, um aumento de 10,4% em relação ao mesmo período de 2024. Com a soma do excedente de créditos gerados no ano passado, a oferta total de CBios chegou a 23,7 milhões ao final de fevereiro, o que corresponde a 46,4% da meta total do RenovaBio para 2025.

Apesar da recente decisão do governo de manter a mistura de biodiesel no diesel em 14% — contrariando o cronograma que previa aumento para 15% a partir de março —, o mercado de CBios deve continuar com oferta confortável ao longo do ano.

Com base na projeção de crescimento de 2,2% na demanda de combustíveis do ciclo Otto e de 2,8% na demanda por diesel, a DATAGRO estima que a geração de CBios em 2025 atingirá 42,46 milhões de créditos. Ao somar esse volume ao estoque inicial de 16,55 milhões de CBios, a oferta total deverá chegar a 59,01 milhões de créditos, superando a meta estabelecida para o ano, de 50,85 milhões. Esse total corresponde à soma da meta base de 40,39 milhões de CBios com o volume não aposentado em 2024, de 10,46 milhões de créditos.

A estimativa também leva em consideração a manutenção da mistura de 27% de etanol anidro na gasolina ao longo de 2025. No entanto, caso o governo decida elevar esse percentual para 30% a partir de junho, o superávit de CBios pode chegar a 9,04 milhões de créditos no ano.

Diante desse cenário de ampla oferta, os preços dos CBios seguem pressionados no início de 2025. Atualmente, cada crédito é negociado a uma média de R$ 72,04 por tonelada de CO2 equivalente (tCO2e), um valor 27,2% inferior ao registrado no mesmo período do ano passado.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio