17/05/2014 08h20
Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor reuniu 200 pessoas nesta sexta-feira.
Divulgação (TP)
Em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (16), que contou com a participação de 200 pessoas no Ondara Buffet, na Capital, prefeitos de seis municípios sul-mato-grossenses receberam os troféus da 8ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, realizado a cada dois anos.
Saíram vencedores por desenvolverem projetos de estímulo ao surgimento e desenvolvimento dos pequenos negócios locais os prefeitos Maurilio Ferreira Azambuja (Maracaju), Éder Uilson França Lima (Ivinhema), José Robson de Almeida (Aparecida do Taboado), Ricardo Fávaro Neto (Itaquiraí), Luiz Felipe de Magalhães (Chapadão do Sul) e Paulo Duarte (Corumbá).
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no MS, Eduardo Riedel, ressaltou a iniciativa de cada um por trabalhar no município ações para o desenvolvimento. “Os pequenos negócios são a massa que gera emprego e renda. Cabe aos prefeitos fomentarem este ambiente, não só criando condições para abertura, mas estimulando o crescimento destas empresas”.
Já Tito Estanqueiro, diretor técnico da instituição, reforçou o papel das parcerias entre os governos e entidades de classe para difundir boas práticas que criam um ambiente positivo a empreendedores individuais, micro e pequenas empresas.
Ele reforçou a importância dos municípios do estado implementarem a Lei Geral, que prevê tratamento diferenciado e favorecido a estas categorias na simplificação e desburocratização. “É necessário que se coloque os pequenos negócios na lista de prioridades, pois até agora 32 cidades das 79 tiraram a lei do papel”.
O Prêmio
Concorreram neste ano 31 projetos de 24 municípios, aumento de 40% no número de cidades em relação à última edição; em seis categorias: Melhor Projeto; Compras Governamentais; Desburocratização; Lei Geral Implementada; Novos Projetos; Pequenos Negócios no Campo.
“O proprietário de micro e pequena empresa tem muita dificuldade, principalmente pela burocracia enfrentada. Cabe a nós criarmos mecanismos para facilitar estes processos”, diz Maurilio Azambuja, prefeito de Maracaju, vencedor na categoria ‘Melhor Projeto do Estado’, com um serviço de inspeção simplificado que permite a pequenos produtores rurais regulamentarem de forma ágil suas atividades, sendo assim liberados para comercializar o produto e fornecer à merenda escolar.
Também um dos campeões em 2014, na categoria ‘Novos Projetos’, o prefeito Paulo Duarte de Corumbá frisou a necessidade constante da criação de um ambiente favorável para atrair investimentos à cidade. “Devemos ter coragem de inovar para acabar com o mito de que não compensa se formalizar; pelo contrário, há muitas vantagens”.
Os vencedores concorrem à premiação nacional no dia 3 de junho. A iniciativa conta com o apoio da Assomasul, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Fundect, Governo do Estado e UFMS.
Os vencedores
Categoria: Melhor Projeto do Estado (projetos de alto impacto na economia local e que tenham, como principais beneficiários, os pequenos negócios).
Vencedor:Maurilio Ferreira Azambuja – Prefeito de Maracaju
Projeto:SIMPAF – Fortalecendo a Agricultura Familiar através da Certificação de Qualidade
Categoria: Compras Governamentais (projetos que ampliaram as compras da prefeitura de pequenos negócios locais).
Vencedor:Éder Uilson França Lima – Prefeito de Ivinhema
Projeto:Compras Públicas como elemento propulsor do desenvolvimento local
Categoria: Desburocratização (projetos que implantaram estruturas como o atendimento unificado e simplificado para os pequenos negócios, Sala do Empreendedor, prestação de serviços via internet, atendimento especial ao MEI).
Vencedor:José Robson Samara Rodrigues de Almeida – Prefeito de Aparecida do Taboado
Projeto:Desburocratização
Categoria: Pequenos Negócios no Campo (projetos que beneficiaram, especificamente, os pequenos negócios rurais).
Vencedor:Ricardo Fávaro Neto – Prefeito de Itaquiraí
Projeto:Gereleite 1 – Fortalecendo o homem do campo
Categoria: Lei Geral Implementada (municípios que alcançarem os melhores indicadores de implementação da Lei Geral).
Vencedor:Luiz Felipe Barreto de Magalhães – Prefeito de Chapadão do Sul
Projeto:Construindo FelizCidade
Categoria: Novos Projetos (projetos que visam resultados previstos, ações parcialmente realizadas ou a realizar).
Vencedor:Paulo Roberto Duarte – Prefeito de Corumbá
Projeto:Corumbá Legal – Desburocratização