MEC promove evento para apresentar Escola das Adolescências

Foto: Divulgação/MEC

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB) e em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), realiza nesta quinta-feira, 6 de fevereiro, um webinário para apresentar o Programa Escola das Adolescências às novas gestões municipais. O encontro visa orientar os gestores sobre as diretrizes do programa, que busca construir uma proposta para a etapa dos anos finais do ensino fundamental que se conecte com as diversas formas de viver a adolescência no Brasil. Na ocasião, também será apresentado com detalhes o eixo de Formação e de Organização Curricular e Pedagógica, no sentido de apoiar gestores municipais a implementar os Clubes de Letramento nas suas redes de ensino. 

O webinário integra uma série de encontros virtuais dedicados à educação básica, com transmissão ao vivo pelo Conviva Educação e pelo canal do MEC no YouTube. Participam do debate a coordenadora-geral de Ensino Fundamental do MEC, Tereza Farias, e o dirigente municipal de educação e presidente da Undime/CE, José Marques Aurélio, que representa a Undime no Comitê Nacional do Programa Escola das Adolescências. 

Escola das Adolescências – O Programa Escola das Adolescências, instituído pela Portaria nº 635/2024, é uma estratégia do governo federal de apoio técnico-pedagógico e financeiro para fortalecer os anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano). Conjugando esforços da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, a iniciativa busca construir uma proposta para essa etapa de ensino que se conecte com as diversas formas de viver a adolescência no Brasil; promova um espaço acolhedor; e impulsione a qualidade social da educação, melhorando o acesso, o progresso e o desenvolvimento integral dos estudantes.    

A política inclui produção e divulgação de guias temáticos sobre os anos finais do ensino fundamental, assim como incentiva, financeiramente, escolas priorizadas segundo critérios socioeconômicos e étnico-raciais. Além disso, encoraja maior conexão com as características dos anos finais, para apoiar a construção de trajetórias de sucesso escolar. As estratégias da política se dividem em três eixos: Governança; Organização Curricular e Pedagógica; e Desenvolvimento Profissional.    

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB 

Fonte: Ministério da Educação