O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), lançou os Cadernos de Inovação Curricular (CICs): “Clube de Letramento Literário e de Corporeidade” e “Clube de Letramento de Humanidades e Cidadania”. Os materiais, divulgados nesta quarta e quinta-feira, 5 e 6 de fevereiro, fazem parte do eixo de Organização Curricular do Programa Escola das Adolescências e se juntam aos cadernos de “Matemática” e de “Letramento Científico”, lançados na última semana. Os documentos estarão disponíveis para as redes de ensino e escolas a partir de sexta-feira, 7 de fevereiro. Encontro está disponível no canal do MEC no YouTube.
O objetivo do CIC Literário e de Corporeidade é desenvolver habilidades de organização e comunicação para planejar, criar e organizar um clube de leitura literária por meio da colaboração entre pares, promovendo a formação de grupos e o protagonismo dos participantes. Já o CIC de Humanidades e Cidadania vai propor a análise de enredos biográficos como uma metodologia que evidencia o papel das ações individuais na construção dos processos históricos, destacando como as narrativas pessoais se conectam e configuram dinâmicas coletivas capazes de influenciar transformações históricas e culturais no tempo e no espaço.
“Os Clubes de Letramento são essenciais para o desenvolvimento do programa, pois articulam duas funções: a recomposição da aprendizagem e a inovação nos currículos”, apontou a coordenadora de Projetos da Coordenação-Geral de Ensino Fundamental, Ananda Carrias. “Essa última função foi um dos grandes pedidos dos estudantes no processo de escuta, realizado em 2024 com mais de 2 milhões de adolescentes. Com os Clubes de Letramento, conseguimos diversificar mais o currículo e promover momentos de inovação e novos aprendizados.”
Escola das Adolescências – O Programa Escola das Adolescências, instituído pela Portaria nº 635/2024, é uma estratégia do governo federal de apoio técnico-pedagógico e financeiro para fortalecer os anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano). Conjugando esforços da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, a iniciativa busca construir uma proposta para essa etapa de ensino que se conecte com as diversas formas de viver a adolescência no Brasil; promova um espaço acolhedor; e impulsione a qualidade social da educação, melhorando o acesso, o progresso e o desenvolvimento integral dos estudantes.
A política inclui produção e divulgação de guias temáticos sobre os anos finais do ensino fundamental, assim como incentiva, financeiramente, escolas priorizadas segundo critérios socioeconômicos e étnico-raciais. Além disso, encoraja maior conexão com as características dos anos finais, para apoiar a construção de trajetórias de sucesso escolar. As estratégias da política se dividem em três eixos: Governança; Organização Curricular e Pedagógica; e Desenvolvimento Profissional.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB
Fonte: Ministério da Educação