O Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), promoverá, nesta quarta-feira, 9 de abril, o 3º Círculo de Cultura Virtual, voltado à formação em serviço para professores da educação de jovens e adultos (EJA). Com o tema “Práticas Pedagógicas na EJA: educação antirracista e contra todas as práticas de discriminação”, o evento ocorrerá às 19h e será transmitido ao vivo no canal do MEC no YouTube.
O encontro tem como objetivo oferecer aos educadores ferramentas e estratégias pedagógicas voltadas para uma educação inclusiva e que combata o racismo e todas as formas de discriminação. O 3º Círculo de Cultura contará com três especialistas em educação inclusiva e antirracista: a professora Edite Maria da Silva de Faria, a pesquisadora Ivanilda Amado Cardoso, e a consultora Ana Regina Barbosa Spinardi.
Edite Faria atua na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e possui ampla experiência em cartografias de saberes, educação do campo, educação antirracista e formação docente. É líder de grupos de pesquisa, incluindo o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (Gepale) Bahia e o Grupo Educação do Campo e Contemporaneidade, integra a Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (APBN) e é curadora do Café com Paulo Freire Bahia.
Ivanilda Cardoso é pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab/UFSCar). Pós-doutorada em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP), também possui doutorado e mestrado pela UFSCar, além de formação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). A profissional desenvolveu uma pesquisa internacional na Georgia State University, nos Estados Unidos, onde aprofundou os estudos em relações étnico-raciais e formação docente.
Já Ana Regina Barbosa Spinardi, licenciada em História e Pedagogia, atua há mais de 30 anos na educação pública municipal e estadual, com ampla experiência em formação de professores, especialmente nas áreas de gênero, diversidade, EJA, Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (Mova) e educação para relações étnico-raciais. Atualmente, exerce o cargo de assistente técnica de Educação, na Diretoria Regional de Educação de Itaquera, zona leste da capital paulista, onde organiza diversas ações formativas e educativas voltadas ao combate às discriminações.
Para garantir a participação e o credenciamento automático, basta acessar a página de inscrição.
Assessoria de Comunicação Social, com informações da Secadi
Fonte: Ministério da Educação