A rapper indígena da etnia Guarani Kaiowá MC Anarandà, lança no próximo dia 25 de maio (sábado), em Dourados, o videoclipe da música “Che machu mandu´ákuemi” realizado com recursos do Governo Federal, através da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura e da Secretaria Municipal de Cultura de Dourados.
O clipe tem direção da cineasta Marineti Pinheiro e foi filmado na área de retomada Yvu Verá, localizado ao lado da Aldeia Jaguapiru, tendo como cenário uma casa de reza Guarani e conta com a participação de rezadeiras tradicionais e jovens indígenas.
Na letra “As lembranças da minha avó” ( título em português) uma anciã conta para o neto como eram as florestas antes do homem desmatar, antes de jogarem veneno e afugentarem os animais. Cantada em Guarani e português tem ainda nos vocais a participação do filho da cantora, Fradraki Samuel de seis anos, que emocionada com sua interpretação musical.
Durante o lançamento, que acontece a partir das 19h, no Espaço Cultural Casulo, e tem entrada franca, haverá um show da cantora, acompanhada da multinstrumentista Kezia Miranda e ainda Sarau com outros artistas indígenas. O endereço é Rua Reinaldo Bianchi, 398 – Parque Alvorada.
Anarandá que nasceu na aldeia Guapoy Pandui em Amambaí, mora em Dourados onde faz faculdade, é cantora, Professora de Guarani, Digital Influencer e usa sua arte para falar do seu lugar, sua ancestralidade e suas origens. Canta somente músicas autorais e tem levado a mensagens das mulheres Guarani Kaiowá para o Brasil, tendo já a oportunidade de se apresentar com Nando Reis, Maria Gadú, ao lado da Ministra dos Povos Indígena Sônia Guajajara e da Deputada Federal Célia Xakriabá, além disso, tem feitos shows no estado e fora dele ecoando sua rima e trazendo consigo a luta de muitas mulheres que silenciam seu sofrimento por medo ou falta de conhecimento.
Projeto contemplado pelo CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 008/2023 – AUDIOVISUAL – FOMENTO À EXECUÇÃO DE AÇÕES CULTURAIS COM RECURSOS DA LEI COMPLEMENTAR 195/2022 (LEI PAULO GUSTAVO)
Ficha técnica
Música “Che machu mandu´ákuemi” (As lembranças da minha avó)
Duração 3:33
Letra Anarandà
Participações Especiais nãnde sy Roseli Jorge e Fadraiki Samuel Vogado
Direção Geral Marineti Pinheiro
Direção Musical Vinil Moraes
Captação de áudio Paulo Victor
Produção musical Wagner Bagão
Câmera Israel Miranda, Marineti Pinheiro e Luan Iturve
Drone Israel Miranda e Agatha Pinheiro
Produção Luan Iturve
Maquiagem Douglas Fernandes
Participações Claudiene Gomes, Gleiciane Rossate, Xeiane Rossate e Juliana Jorge
Imagens de apoio Carolina Martins Garcia, Daniel de Granville e Luiz Felipe Mendes
Edição Miguel Penariol
Assistente de Edição Dulce Maria de Carvalho
Libras Rosyane Pedro
Arte Pitter Marques
Produção: Sonhares Filmes e Orum
Fotos divulgação: Eduardo Medeiros