Nesta terça-feira (26) a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, recebeu deputadas e senadoras da Bancada Feminina do Congresso Nacional para um café da manhã em homenagem ao “Março das Mulheres”. A ministra e as 24 parlamentares presentes comemoraram os avanços nas pautas das mulheres articuladas por elas em discursos uníssonos pelo fim da violência contra a mulher, pela autonomia econômica delas e por mais mulheres em espaços de poder e decisão.
Em sua fala de abertura, Cida Gonçalves destacou as prioridades do Ministério para 2025, ano que ficará marcado pela retomada da Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. Também destacou os desafios no enfrentamento à violência política que atinge as mulheres, além de defender a garantia de cadeiras para as mulheres nos parlamentos. “Nós queremos discutir paridade em todos os espaços”, pontuou a ministra destacando a importância da parceria entre governo federal e Bancada Feminina para o avanço das políticas para as mulheres.
Já na segunda-feira (25), o ministério reuniu, também em um café da manhã, as secretárias-executivas e nacionais da Esplanada dos Ministérios. Na oportunidade, elas discutiram as políticas públicas para as mulheres e a importância da transversalidade entre as pastas para a pauta de gênero.
Além da ministra Cida, o Ministério das Mulheres esteve representando em ambos os encontros também pela secretária-executiva, Maria Helena Guarezi; pela secretária Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política, Fátima Cleide; pela secretária Nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, Denise Motta Dau; e pela secretária Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados, Rosane Silva.
Fonte: Ministério das Mulheres