Para promover a cultura empreendedora voltada a inovação, foi realizada em Ponta Porã, a Maratona de Inovação com a participação de 20 empresários e estudantes do ensino médio e superior. O evento, promovido na sexta-feira (30), foi uma iniciativa do Ecossistema Fronteira da Inovação, com o apoio da Sturtup Sesi e do Sebrae/MS, por meio do convênio MS Inova Mais, firmado com a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
“O Sebrae é parceiro da Maratona como objetivo de contribuir para a formação de uma cultura empreendedora baseada em inovação e de incentivar a criação de negócios inovadores. É muito importante que o Ecossistema Fronteira da Inovação esteja ativo, que tenhamos empresários e estudantes participando e que os professores também possam ser protagonistas desse processo. Assim, podemos ter cada vez mais negócios inovadores contribuindo para o desenvolvimento da região. Durante o evento, os participantes aprenderam na prática como fazer inovação”, explicou o analista-técnico do Sebrae/MS, Emerson Paulo Rodrigues Santos.
Na sede da Escola Mappe, a Maratona de Inovação desafiou os participantes a criarem soluções para desafios relacionados à educação. Após identificar os problemas, os participantes foram divididos em grupos e, acompanhados por mentores, passaram por diversas etapas do processo de inovação em negócios, incluindo pesquisa, prototipagem e organização de uma apresentação para a comissão julgadora no formato de pitch. A banca, composta por profissionais do setor, classificou três grupos como vencedores: em 1° lugar, Conectados; em 2° lugar, Conectando Certo; e em 3° lugar, ConectaFeira.
Como premiação, além de troféus, os três grupos vencedores receberam uma viagem a Campo Grande para conhecer os habitats de inovação da Capital, como o Living Lab (Laboratório de Inovação e Prototipagem do Sebrae/MS), a Startup Sesi e o Senac Hub Academy.
Rafael Martins, coordenador de inovação e head de tecnologia da Ciarama Máquinas, e membro do Ecossistema Fronteira da Inovação, destacou que os problemas levantados durante o evento ajudaram a refletir sobre a realidade local. “Aqui na região de fronteira, temos algumas particularidades que foram apontadas nos trabalhos dos grupos. Esses desafios são combustível para a inovação, como, por exemplo, o agronegócio, que é muito forte na região, e a vinda de muitos estudantes para cursar medicina no país vizinho. Com a Maratona, o Ecossistema cumpre seu papel de promover conexões, criando parcerias com instituições que detêm o conhecimento necessário para promover o desenvolvimento de ideias inovadoras e, assim, auxiliar o surgimento de novos negócios, estimulando a economia local”, afirmou Rafael Martins.
Marcela da Silva Ozório, integrante do grupo que conquistou o primeiro lugar, aprovou a iniciativa. “Com o Conectados, pensamos em criar algo que atendesse à demanda dos estudantes em conclusão de curso, no momento da tão sonhada formatura. Nossa ideia foi criar uma plataforma onde os estudantes pudessem se organizar e executar suas demandas para esse momento único, depositando o dinheiro em um local seguro, sem precisar passar pelas mãos de terceiros, evitando assim golpes. A Maratona trouxe muitas contribuições, com muita troca de ideias e conhecimentos que vou levar para minha vida profissional. Inclusive, espero participar novamente de outras edições”, avaliou Marcela.
Outro participante, Gleidison Gonçalves da Silva, destacou a importância de vivenciar o processo de inovação. “O que mais vai agregar à minha vida é o fato de aprender a elaborar questões, considerar os pontos de vista de outras pessoas e buscar maneiras de resolver um problema. Quais perguntas posso fazer para resolver esse problema? E como vou resolvê-lo? Essa metodologia me estimulou muito a pensar e trouxe um aprendizado que vou usar também fora do evento, no meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Só tenho a agradecer a toda a equipe da organização!”, disse Gleidison Gonçalves.
Para mais informações sobre as ações de inovação do Sebrae/MS, os interessados podem entrar em contato pela Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.