Mais de 300 profissionais participaram de instrução de nivelamento da Força Nacional, em 2025

Foto: Everton Ubal/MJSP

Brasília, 16/04/2025 – A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) recrutou 323 profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) ao longo das três edições da Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC) que ocorreram em 2025. O ciclo das capacitações, ministradas de forma simultânea, foi encerrado nessa terça-feira (14).

As INCs são atividades de formação oferecidas aos profissionais que vão atuar em missões da Força Nacional e têm como objetivo padronizar procedimentos, atualizar conhecimentos técnicos e operacionais e preparar os profissionais para atuar de forma integrada, independentemente da unidade da Federação de origem.

Durante as INCs, policiais, bombeiros, peritos ou profissionais de outras áreas da segurança pública passam por treinamentos práticos e teóricos de técnicas de abordagem e patrulhamento; direitos humanos e uso da força; operações em ambiente urbano e rural; normas de conduta; e atendimento tático pré-hospitalar.

Essas instruções são fundamentais para garantir que todos os integrantes da corporação atuem com coerência, segurança e respeito aos protocolos nacionais, especialmente em situações de crise, calamidade pública ou apoio a operações estaduais.

As formações, que ocorreram em Brasília (DF), Cruzeiro do Sul (AC) e Macapá (AP), reforçaram o compromisso com a padronização técnica, a integração entre os entes federativos e a consolidação de uma atuação voltada à proteção da vida.

De acordo com o secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, as INCs asseguram que os profissionais mobilizados estejam preparados para atuar de forma técnica, moderna e alinhada aos princípios da legalidade. “Investir em formação é investir na excelência da segurança pública e, acima de tudo, na proteção do cidadão brasileiro.”

A capacitação é obrigatória para o ingresso na Força Nacional e tem como foco preparar os agentes para atuarem em operações de apoio à segurança pública em qualquer parte do território brasileiro.

Ao final de cada formação, os profissionais estão aptos a atuar em contextos de alta complexidade, como operações ambientais, defesa civil, combate ao crime organizado, proteção de comunidades indígenas, combate a incêndios florestais e ações integradas interestaduais.

Cadastro de veteranos

Também há Instruções de Nivelamento e Conhecimento com vagas abertas para policiais, bombeiros e profissionais de perícia veteranos, que estão inativos há menos de 5 anos. Os voluntários que tiverem inscrições aprovadas poderão ser mobilizados de acordo com a necessidade, oportunidade e conveniência da Força Nacional. Os selecionados poderão permanecer pelo prazo, prorrogável, de 2 anos. Para mais informações, visite o site.

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública