Em edição recorde, mulheres continuam maioria entre os trabalhos apresentados, e escolas públicas alcançam resultados positivos
A noite de premiação da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETECMS), foi realizada na última quarta-feira (23), no Teatro Glauce Rocha, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O evento celebrou o encerramento da mostra de trabalhos científicos, que reuniu cerca de 1.000 expositores de escolas públicas e particulares do Brasil ao longo de três dias.
Com números memoráveis, a ação contou com um total de 540 inscritos, dos quais 346 se classificaram como finalistas. Esses jovens pesquisadores, acompanhados dos orientadores e coorientadores, apresentaram ao público uma variedade de projetos dentro das áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, e de Lingüística, Letras e Artes.
As categorias de participação incluíam FETECMS, FETECCMS Júnior, FETEC Maker e PICTEC, garantindo que estudantes do ensino fundamental e ensino médio tivessem a oportunidade de integrar a iniciativa. Para o encerramento, o idealizador e coordenador do evento, Ivo Leite Filho, parabenizou a comissão organizadora, os alunos e os parceiros que contribuíram para que esta fosse a maior edição da FETECMS.
Dos projetos avaliados, a quantidade de finalistas premiados dobrou em comparação ao ano anterior. As conquistas da noite foram lideradas por alunos da rede estadual de ensino, com 46,6% das premiações. A rede federal seguiu com 26,4%, enquanto as escolas particulares somaram 15,41% de projetos científicos premiados. Conforme dados da FETECMS, as redes municipal e militar também tiveram um bom índice de premiações com 8,2% e 3,4% de participação no pódio, respectivamente.
Segundo a coordenadora administrativa da Feira, Larissa Machado, mais de 80% dos premiados vieram de escolas da rede pública de educação, o que simboliza um grande incentivo à produção de Ciência no estado. “A gente não faz ciência sozinho, precisamos de amigos e parceiros. Então, o que aconteceu na FETECMS esse ano foi um encontro de muitas pessoas que gostam de fazer ciência e que acreditam nela sendo desenvolvida na educação básica”, destacou Larissa.
Mulheres na Ciência
De acordo com a comissão organizadora da FETECMS 2024, o protagonismo da Feira foi mais uma vez das mulheres. As meninas cientistas representaram cerca de 62% dos alunos premiados na quarta maior Feira de Ciências do Brasil. Esses dados refletem a representatividade das mulheres como protagonistas em diversas áreas do cenário científico.
Essa é uma conquista realizada pela finalista do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Angelina Quevedo Bakargi, que apresentou um projeto sobre perspectiva de gênero intitulado “Em busca da escrita feminina apagada da história por meio da produção de um livro de autoria estudantil”.
“Interesse todo mundo tem, mas por muito tempo as mulheres não puderam colocar em prática, então levar uma ideia para as feiras científicas é transformar a ciência. Andando por aqui notamos as ruas com nomes das mulheres que marcaram a história, e vemos as meninas apresentando o que gostam, é incrível”, comentou a aluna.
FETECMS 2024
A 14ª edição da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul ocorreu entre os dias 21 e 23 de outubro de 2024, no Ginásio Eric Tinoco Marques, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mais informações: https://www.fetecms.com/.