“E seguiam-no os exércitos que há no céu em cavalos brancos e vestidos de linho fino, branco e puro” (Ap 19.14).
Linho fino são as justiças dos santos, os vencedores: “Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos” (Ap 19.7,8). Na eternidade, os cristãos serão como os anjos: “Porquanto, quando ressuscitarem dos mortos, nem casarão, nem se darão em casamento, mas serão como os anjos nos céus” (Mc 12.25).
Após o derramamento das sete taças da ira de Deus, Jesus desce do céu com os seus exércitos. Haverá dez países, aliados do anticristo que lutarão contra Jesus, e seus exércitos, mas, Jesus, e todos que estarão com Ele, vencerão: “Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, eleitos e fiéis” (Ap 17.14).
Os cristãos são chamados de santos e fieis: “Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso e fiéis em Cristo Jesus” (Ef 1.1); “Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo” (Ef 4.12); “Aos santos e irmãos fiéis em Cristo que estão em Colossos: graça a vós e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo” (Cl 1.2); “E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos” (Jd 1.14); “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1ªPe 2.9).
Entendemos que esses exércitos que veem com Jesus para a batalha final e julgamento das nações, não são somente anjos, mas os chamados eleitos, escolhidos e fiéis; ou seja, a igreja de Cristo. Jesus vem com a noiva: “E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça. E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito que ninguém sabia, senão ele mesmo. E estava vestido de uma veste salpicada de sangue, e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus. E seguiam-no os exércitos que há no céu em cavalos brancos e vestidos de linho fino, branco e puro” (Ap 19.11-13).
A segunda vinda de Jesus, não será para perdoar pecados, curar doentes, expulsar demônios; mas, para julgar os ímpios, que não se arrependeram, antes, rejeitaram Deus e seu Cristo: “E seguiam-no os exércitos que há no céu em cavalos brancos e vestidos de linho fino, branco e puro. “E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso. E na veste e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos Reis e Senhor dos Senhores” (Ap 19.14-16).
Vamos fazer parte dos chamados santos e fiéis, entregando a nossa vida a Jesus!
Por: Eloir Vieira