Alguns usuários de iPhone podem ter percebido um problema na conectividade Wi-Fi do dispositivo. Aparentemente “do nada”, a funcionalidade trava. Mas, como em tecnologia tudo tem uma explicação (às vezes, não muito lógica – pelo menos para leigos), o “tilt” tem uma razão de ser, descoberta pelo pesquisador de segurança Carl Schou: pode estar relacionado a um bug de formato de string no nome da rede de conexão.
Segundo a descoberta de Schou, a conectividade Wi-Fi de um iPhone é deixada “permanentemente desativada” ao se conectar a uma rede intitulada “% p% s% s% s% s% n”. De acordo com o BleepingComputer, o pesquisador testou essa teoria em um iPhone XS rodando iOS 14.4.2.
Outros pesquisadores e usuários que interagiram com ele no Twitter confirmaram sua tese. O iOS aparentemente interpreta as letras após “%” como comandos ou variáveis e não um SSID Wi-Fi real. Usuários do sistema Android não parecem ter sido afetados por esse problema.
Você viu?
Schou observou que reiniciar o telefone não resolve o problema. Alterar o nome da rede Wi-Fi também não. A conexão com outra rede também não é possível, pois esse bug parece quebrar a página de configurações de Wi-Fi. Então, o que fazer?
Como consertar o bug do Wi-Fi do iPhone
Entrar nessa confusão é fácil, mas, a boa notícia é que sair dela também é.
- Acessar Ajustes;
- Clicar em Geral e, em seguida, Redefinir;
- Ao escolher a opção Redefinir Configurações de Rede, serão apagados os nomes das redes Wi-Fi registradas no dispositivo. Você precisará inserir novamente todas as redes Wi-Fi seguras e outras informações de rede.
Embora seja um incômodo temporário, o bug não parece ser uma f alha de segurança e, provavelmente, não pode ser explorado por agentes mal-intencionados.