A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul promoveu, nos dias 20 e 21 de fevereiro, o IV Encontro do PROERD – MS (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande. O evento foi organizado pela DPCOM (Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos) e reuniu instrutores do programa, especialistas e autoridades para discutir estratégias de prevenção às drogas e à violência nas escolas.
O PROERD, inspirado no programa norte-americano D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), criado pela Polícia de Los Angeles, foi adaptado à realidade brasileira e tem como objetivo promover a integração entre escola, família e Polícia Militar no combate ao uso indevido de drogas e à violência entre crianças e adolescentes. Em Mato Grosso do Sul, o programa completa 28 anos de atuação em 2025, consolidando sua presença em escolas das redes pública e privada em todo o estado.
Desde sua implantação, o PROERD – MS já atendeu aproximadamente 327.440 pessoas, entre estudantes, pais e educadores.
O encontro deste ano reuniu 48 instrutores de Campo Grande e de outros municípios do estado. O evento, intitulado IV Seminário Estadual do PROERD/MS: diálogos para a prevenção às drogas e à violência, promoveu palestras e debates sobre temas relevantes ao contexto educacional e social.
Entre os palestrantes convidados, a Agente de Polícia Juliana Antunes Barros Amorim, de Brasília-DF, abordou a temática “Escuta Especializada e o Contexto Educacional”. O subtenente BM Orides Piveta Júnior falou sobre “Didática de Ensino”, enquanto o Dr. Sandro Toledo apresentou o tema “Transtornos de Aprendizagem com enfoque em TDAH e TOD”. Já o tenente BM Max Sousa Tosta discutiu “Estratégias para Gerenciar Situações de Crise com Neurodivergentes no Contexto Escolar e Comunitário”.
Representando o 4° Batalhão de Polícia Militar, estiveram presentes os instrutores PROERD Sargento Paulina e Sargento Augusto, que atuam em Ponta Porã e região.
O IV Encontro do PROERD – MS reforçou o compromisso da Polícia Militar em promover a educação preventiva e fortalecer os vínculos entre escola, família e comunidade, consolidando a rede de proteção às crianças e adolescentes em Mato Grosso do Sul.
Assessoria de Comunicação Social do 4° BPM/CPA 4