Incêndio atingiu até matas protegidas de uma propriedade vizinha.
Um homem, de 44 anos, foi multado, nesta quinta-feira (15), em R$ 486 mil por incendiar uma área de 84,5 hectares de vegetação, em Bandeirantes (MS). As chamas chegaram a atingir matas protegidas de uma propriedade vizinha. A área queimada equivale a 102 campos de futebol.
De acordo com a Polícia Militar Ambiental (PMA), o fogo teve início em 27 de agosto. Desde segunda-feira (12), uma equipe da PMA realizava levantamento com o uso de GPS e drone para calcular o total da área queimada. Além disso, os policiais avaliavam os danos ambientais causados.
Segundo o responsável pela propriedade, o fogo teria começado em amontoados de vegetação vindos de um corte autorizado de árvores. Ele contou para a polícia que a causa do incêndio foi uma bituca de cigarro deixada por um funcionário.
Porém, com base nas avaliações, os policiais concluíram que seria impossível um cigarro ter dado início a um incêndio da proporção que foi registrado.
Área queimada
Homem foi multado em quase meio milhão de reais. — Foto: Reprodução/PMA
De acordo com a PMA, a área queimada foi de 84,5 hectares de vegetação nativa. Da fazenda foram 10 hectares, 20,5 de vegetação nativa em área comum e mais de 54 hectares de vegetação nativa da propriedade vizinha, segundo a PMA.
O homem, que aluga a área da fazenda, foi autuado administrativamente e multado em R$ 486.300. A PMA ressalta que a queima controlada está proibida em Mato Grosso do Sul até 31 de dezembro. Até autorizações concedidas anteriormente estão suspensas, segundo o órgão ambiental.
FONTE: G1