Cerimônia começou por volta das 20h e eleitos anteciparam seus planos para o mandato.
15/12/2018 06h40 – Correio do Estado
Candidatos eleitos nas eleições 2018 para os cargos de governador e vice, senador e suplentes e deputados federal e estadual foram diplomados na noite desta sexta-feira (14), no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande. Cerimônia, presidida pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS), desembargador João Maria Lós, teve início por volta das 20h.
Governador reeleito para o segundo mandato, Reinaldo Azambuja (PSDB), entrou pelos fundos e não deu declarações à imprensa. O vice, Murilo Zauith, elogiou a primeira gestão de Azambuja e disse que está em conversa com o governador sobre o secretariado. “Ele quer que eu participe, tenha um cargo. A conversa é mais da infraestrutura”.
Atual vice-governadora e deputada federal mais votada no Estado, Rose Modesto afirmou, antes da diplomação, que a votação expressiva aumenta a responsabilidade e compromisso para com eleitores. “Sempre acreditei na força do trabalho. Como vereadora nas duas vezes que fui, como vice-governadora e secretária, sempre estive perto da base, para ouvir problemas problemas e buscar solução. Hoje meu sentimento é de alegria, gratidão, mas também de muita responsabilidade de sair nessa eleição como a deputada mais votada”, disse.
Já o deputado estadual mais votado, Capitão Contar (PSL), assumirá pela primeira vez um cargo político e afirmou que trabalhará para expandir o interior do Estado. “Minhas ideias são para a municipalização e não centralizar tudo em Campo Grande, de modo que possamos acompanhar o desenvolvimento de outros estados. Estamos estagnados em 79 municípios, enquanto outros estados já tem mais de 100, então precisamos entender o que aconteceu em MS. Essa é a nossa meta”, afirmou.
Eleito senador, Nelsinho Trad afirmou que é preciso estar atento as reformas que o governo federal vai encaminhar ao Congresso “e debatê-las dentro da serenidade de quem legitimamente está representando a população sul-mato-grossense”.
Soraya Thronicke, que também irá ocupar uma cadeira no Senado, disse estar confiante com o futuro governo do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) e que afirmou que a relação com o governo estadual será da melhor maneira. “Quero trazer o máximo de recursos para o Estado”, afirmou, acrescentando que irá votar na senadora Simone Tebet para assumir a presidência do Senado.
A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Segundo o Código Eleitoral (art. 215, parágrafo único), no diploma deve constar o nome do candidato, a indicação da legenda sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua classificação como suplente, e, facultativamente, outros dados a critério do juiz ou do tribunal.
Na ordem em que recebem os diplomas, confira a lista dos diplomandos:
DEPUTADO ESTADUAL:
-
João Henrique Miranda Soares Catan
-
Luiz Carlos Correia de Lima
-
Evander José Vendramini Duran
-
Antônio Vaz Neto
-
Gerson Claro Dino
-
Herculano Borges Daniel
-
Roberto Razuk Filho
-
Londres Machado
-
Pedro Cesar Kemp Gonçalves
-
José Almi Pereira Moura
-
João Eduardo Barbosa Rocha
-
Márcio Fernandes
-
Rinaldo Modesto de Oliveira
-
Marçal Gonçalves Leite Filho
-
José Carlos Barbosa
-
Luiz Felippe Ribeiro Orro
-
Paulo José Araújo Correa
-
Lidio Nogueira Lopes
-
José Roberto Teixeira
-
Onevan José de Matos
-
Renato Pieretti Câmara
-
Jamilson Lopes Name
-
Carlos Alberto David dos Santos
-
Renan Barbosa Contar
DEPUTADO FEDERAL
-
Dagoberto Nogueira Filho
-
Luis Alberto Ovando
-
Vander Luiz dos Santos Loubet
-
Loester Carlos Gomes de Souza
-
Tereza Cristina Correa da Costa Dias
-
Humberto Rezende Pereira
-
Fábio Ricardo Trad
-
Rosiane Modesto de Oliveira
SENADOR
1.Soraya Vieira Thronicke
1º Suplente: Rodolfo Oliveira Nogueira
2º Suplente: Danny Fabrício Cabral Gomes
2.Nelson Trad Filho
1º Suplente: José Chagas dos Santos
2º Suplente: Terezinha Bazé de Lima
GOVERNADOR
Reinaldo Azambuja
Vice: Murilo Zauith
- Colaborou Tavane Ferraresi.