O Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas (GGI-FRON-DIV), vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (SEJUSP/MS), retomou nesta quarta-feira (23) suas atividades no Polo de Ponta Porã. A iniciativa marca a volta de ações integradas entre diversas instituições que atuam na segurança da região de fronteira.
O encontro, realizado na sala de reuniões do 4º Batalhão de Polícia Militar, reuniu representantes de órgãos estaduais, municipais e federais, como a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Coordenadoria Geral de Perícias, Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo, Departamento de Operações de Fronteira, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro, DETRAN -MS, IAGRO, Secretaria Municipal de Segurança Pública de Ponta Porã e Guarda Municipal de Ponta Porã.
Durante a reunião, o Secretário Executivo do GGI-FRON-DIV, Coronel QOPM Everson Antonio Rozeni, ressaltou a importância da continuidade e regularidade dos encontros. Ele também anunciou a criação de um novo mecanismo de interação entre as instituições, com foco na intensificação de ações de prevenção, fiscalização e repressão de crimes transfronteiriços.
O GGI-FRON-DIV atua como um fórum deliberativo e executivo, que busca promover a articulação e integração entre os entes da federação, respeitando a autonomia de cada instituição, com o objetivo de fortalecer a segurança pública nas regiões de fronteira e divisas do Estado.
O Comandante do 4° BPM, Major QOPM Ryo Sato, destacou que: “O GGI-FRON representa muito mais do que um espaço de articulação, ele é uma estratégia concreta de união e cooperação entre as instituições que atuam na linha de frente do combate ao crime na nossa fronteira”. Disse também: “Sabemos que os desafios aqui são complexos e constantes, e só com a integração plena das nossas forças é que conseguiremos ser mais eficazes na prevenção, no controle e na repressão dos delitos transfronteiriços. A retomada das atividades do GGI-FRON em Ponta Porã é um passo fundamental para fortalecermos nossas ações e garantirmos mais segurança à nossa população”.
A retomada das atividades em Ponta Porã reforça o compromisso das forças de segurança com o enfrentamento dos desafios característicos das regiões fronteiriças, como o tráfico de drogas, contrabando e crimes ambientais.
Assessoria de Comunicação Social do 4° BPM/CPA 4