A cobertura vacinal no estado segue um pouco abaixo da média nacional: 83,5% contra 86,4%.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou o oitavo boletim semanal da Covid-19 em Mato Grosso do Sul, do qual foi registrada mais uma morte, desta vez em Campo Grande.
Segundo a atualização, a vítima, de 98 anos, tem comorbidades que, além da sua idade avançada, agravam os sintomas da doença, como doenças cardiovasculares, neurológicas e respiratórias crônicas.
Com isso, o estado pantaneiro chega a marca de 19 óbitos por Covid-19, sendo que 11 aconteceram em janeiro e as outras 8 em fevereiro.
Além dos dados de mortes, outro dado que chama a atenção são os números de casos confirmados, que aumentaram para 1.384, 35 a mais em comparação ao último boletim. A cobertura vacinal no estado segue um pouco abaixo da média nacional: 83,5% contra 86,4%.
Desde 2020, quando “explodiu” os casos de Covid no Brasil e no mundo, Mato Grosso do Sul registrou 638.188 casos confirmados e 11.336 mortes. No ano passado, o estado pantaneiro catalogou 11.998 casos e 135 óbitos pelo vírus.
Janeiro/2025
Em janeiro, a Covid-19 matou 9 pessoas e infectou quase 500 nos primeiros 30 dias do ano em Mato Grosso do Sul.
A primeira morte em território sul-mato-grossense pelo vírus em 2025 foi uma idosa de 65 anos, em Bataguassu, no dia 04 de janeiro, que tinha Pneumopatia Crônica. Já a última registrada aconteceu em Corumbá, no dia 25, também uma idosa, de 82 anos, que tinha diabetes e hipertensão.
Neste meio tempo, entre a primeira e a última, outras sete mortes foram registradas no estado, sendo duas em Ponta Porã, uma em Mundo Novo, uma em Ivinhema, uma em Campo Grande, uma em Guia Lopes da Laguna, uma em Selvíria e outra em Corumbá. Desses óbitos, quatro tinham comorbidades, que agravam os sintomas da doença, e as outras três foram descritos como “nada a relatar”.
Acerca dos casos confirmados, a primeira semana do ano teve apenas duas, mas cresceu consideravelmente a partir da segunda semana: 145 na segunda, 205 na terceira e 146 na quarta.
Vacina
A orientação das autoridades é que as pessoas mantenham a vacinação em dia e completem o ciclo de imunização contra a Covid-19 e outras doenças.
Se atente aos sintomas!
É possível que o cidadão esteja infectado com o vírus da Covid-19 caso apresente os seguintes sintomas:
Febre
Tosse seca
Perda do olfato
Perda do paladar
Falta de ar
Dificuldade para respirar
Dor ou pressão do peito
Transmissão
O meio de transmissão da Covid-19 se dá por inalação ou contato com gotículas de saliva, secreções respiratórias ou superfícies contaminadas. Portanto, a transmissão pode ocorrer por meio de:
Tosse
Espirro
Catarro
Apertos de mão
Contato pessoal próximo
Contato com objetos contaminados
Prevenção
Existem inúmeras formas de se prevenir o contágio e proliferação da Covid-19. Confira:
Vacinação contra Covid-19
Uso de máscara
Uso de álcool gel
Lavagem das mãos com água e sabão
Evitar tocar nos olhos, nariz e boca
Não compartilhar objetos pessoais
Ventilar ambientes
Evitar aglomerações e espaços fechados
Fonte: Correiodoestado