Durante o fenômeno, a Terra ficará entre o Sol e a Lua, e bloqueará toda a luz solar, deixando a Lua com o tom avermelhado
Nesta quinta-feira (13), o fenômeno “Lua de Sangue” poderá ser visto tanto a olho nu, quanto na observação do Clube de Astronomia Carl Sagan, no Parque da Ciência da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). O evento acontecerá na Esplanada do Estádio Morenão, a partir das 20h, é gratuito e não requer inscrição.
O primeiro eclipse lunar, conhecido como “Lua de Sangue”, poderá ser visto a partir das 23h57 (horário de MS) do dia 13 de março. No entanto, a fase total do eclipse terá início às 2h58 do dia 14. Durante o fenômeno, a Terra ficará entre o Sol e a Lua, e bloqueará toda a luz solar, deixando a Lua com o tom avermelhado.
Conforme o membro do clube de astronomia, Henrique Arcuri, o evento está mantido mesmo com o tempo de chuva. “A previsão é de tempo ótimo para a noite, será possível ver a olho nu, mas com telescópio é mais legal”, esclareceu.
Às 20h, será feita a observação de Júpiter e Marte, que estarão facilmente identificáveis a olho nu. Haverá, também, telescópios para auxiliar na observação. Ainda durante o evento, serão feitas duas visitas guiadas no Parque da Ciência, uma as 20h e outra às 21h.
A aparência é descrita pelo clube da seguinte forma: “A Lua traça sua jornada pelo eclipse, mergulhando gradativamente na sombra da Terra e assumindo um tom avermelhado impressionante”.
Fonte: Campograndenews