Durante visita para compromissos institucionais no Acre, o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius de Carvalho, e o secretário de integridade privada, Marcelo Pontes, assinaram a adesão da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AC) ao Pacto Brasil Pela Integridade Empresarial.
O programa é uma iniciativa da CGU que estimula empresas que atuam no país a assumir, voluntariamente, compromisso público com a integridade empresarial. A participação será realizada a partir da assinatura de termo de adesão e da realização da autoavaliação. Os objetivos principais do programa são ampliar o fomento à integridade empresarial, disseminar conhecimento sobre o tema e conscientizar empresas sobre a relevância da integridade.
A empresa que adere ao Pacto Brasil assume publicamente o compromisso com a integridade em todo ciclo de negócios e é diretamente beneficiada ao atrair clientes, funcionários, fornecedores e parceiros que adotam a mesma postura.
Além disso, os municípios de Feijó e Sena Madureira aderiram ao Programa Time Brasil.
O Programa Time Brasil, oficialmente denominado “Programa Time Brasil: Transparência, Integridade e Participação Social para as ações de Governo Aberto,” é uma iniciativa da CGU que visa orientar e incentivar estados e municípios a adotarem medidas que aprimorem a gestão pública por meio de práticas de governo aberto, com foco nos princípios de Transparência, Integridade e Participação Social.
O programa oferece suporte técnico e ferramentas para que os entes identifiquem e implementem melhorias na gestão pública. A adesão é voluntária e está disponível para estados e municípios de todo o Brasil.
O ministro Vinícius de Carvalho destacou a importância das adesões. “O combate à corrupção é uma função super relevante do estado brasileiro, mas as empresas e empresários também precisam estar engajados nessa agenda. A gente conta com todo o Acre para dar prosseguimento nessa missão tão relevante para o Brasil, Não adianta fazer política pública isolado em Brasília, temos que estar junto com estados e municípios.”
O secretário de integridade privada também comemorou as assinaturas. “Estamos rodando o Brasil inteiro buscando firmar uma provocação com as empresas para que elas tenham acesso a uma ferramenta criada pela CGU, que vai permitir que elas possam fazer um diagnóstico e descobrirem se elas estão aderindo as melhores práticas de integridade. Acreditamos que essa iniciativa, essa ferramenta, ajuda as empresas a melhorarem os negócios e construírem ambientes mais íntegros.”
O Tribunal de Contas do Estado e a Controladoria-Geral da União também assinaram um Acordo de Cooperação Técnica.
Também na visita ao Acre, o ministro da CGU se encontrou com servidores da Controladoria do Estado e ouviu demandas e sugestões da equipe.
Na visita, a auditora Maureen Brandão recebeu do ministro o prêmio “Agente Público Inspiração”.
Além da visita à CGU estadual, Vinícius de Carvalho também se reuniu com o superintendente da Polícia Federal no Acre, o delegado Carlos Sanches e com a Conselheira Dulcinéa Benício, presidente do Tribunal de Contas do Estado.
Fonte: Controladoria-Geral da União