Fazenda Espinilho Inicia Gira Técnica do 9º Congresso Mundial Braford

A gira técnica do 9º Congresso Mundial Braford, programada para ocorrer de 28 de abril a 4 de maio, marca o início das atividades voltadas para os criadores da raça. O evento, que incluirá quatro dias de visitas a renomados criatórios gaúchos, contará com palestras, exposições de animais e momentos de confraternização. A gira precede a programação que será continuada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), em paralelo à 18ª Exposição Nacional da Raça Hereford. A organização de ambos os eventos está sob responsabilidade da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB).

A primeira propriedade a ser visitada será a Fazenda Espinilho, do Grupo Pitangueira, localizada em Maçambará (RS). Com uma trajetória iniciada em 1975, a família de Clarissa Lopes Peixoto dedica-se à criação da raça Braford e ao desenvolvimento de genética de excelência. “Nossa história, com 50 anos de dedicação, é marcada por êxitos, trabalho árduo e perseverança. A Pitangueira é uma empresa familiar, fundada por meus pais, Pedro e Sônia Lopes, e é uma grande honra e responsabilidade dar continuidade ao legado que eles construíram”, afirma Clarissa.

No dia 28 de abril, durante a gira técnica, serão apresentados os resultados do trabalho de excelência desenvolvido pelo Grupo Pitangueira, como os 10 anos consecutivos conquistados no ranking de melhor criador e expositor da raça Braford. “Produzimos o touro Big Brother, que foi um marco na raça. Essas vitórias nos levaram a priorizar o nosso programa de melhoramento genético, decidindo por sair das pistas e focar ainda mais nesse processo”, complementa Clarissa.

Atualmente, o grupo opera com um sistema de produção robusto, composto por três fazendas dedicadas à cria, duas para o preparo de touros e uma para doadoras de embrião. “Temos cerca de 3,5 mil vacas de cria, todas registradas e participantes do nosso programa de melhoramento genético da Conexão Delta G, que realiza uma avaliação criteriosa. Além do uso das DEPs, utilizamos tecnologias como ultrassonografia de carcaça e medimos a conversão alimentar, essencial para a eficiência econômica e produtiva. A genômica, que oferece uma visão detalhada da genética de cada animal, também é amplamente utilizada”, explica Clarissa, destacando que esses métodos não apenas aumentam a credibilidade dos dados, mas também auxiliam na tomada de decisões assertivas no manejo e seleção dos reprodutores.

Durante a gira, o grupo Pitangueira terá a oportunidade de apresentar a evolução de suas práticas e inovações no rebanho, com uma amostra representativa de todas as categorias de animais. Além disso, será realizada uma palestra de Fernando Flores Cardoso, chefe geral da Embrapa Pecuária Sul, que abordará o tema “O papel do melhoramento genético da raça Braford para uma pecuária mais sustentável”.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio