O estudante do Curso de Educação Física da Faculdade de Educação da UFMS e atleta de taekwondo Luiz Felipe Aquino, de 19 anos, foi convocado para participar da terceira edição da maior competição de esporte universitário do continente, o FISU America Games. O evento bianual, organizado pela Federação Internacional de Esporte Universitário (FISU), será realizado na cidade colombiana de Cali, entre 5 e 14 de novembro.
O torneio fornece um ambiente de competição para atletas entre 18 e 25 anos de idade e o taekwondo configura uma das nove modalidades esportivas obrigatórias em todas as edições do evento. A convocação para a competição internacional surgiu após a estreia de Luiz Felipe na edição deste ano dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), onde subiu ao pódio com a medalha de ouro pela categoria -63kg (faixa preta).
A secretária de Projetos e Eventos Esportivos da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Edineia Ribeiro, ressalta que os resultados de Luiz estão levando-o para voos mais altos. “Para a Universidade, é gratificante fazer parte deste processo na vida de nosso estudante atleta. Isso mostra que vale a pena todo o esforço e investimento no esporte de rendimento universitário. Consequentemente, isto tende a rever algumas ações no âmbito da gestão esportiva de nossa Universidade para que possamos nos preparar e fomentar ainda mais a representatividade de outras modalidades esportivas em eventos organizados pela Federação Internacional de Esportes Universitários. Podemos afirmar que a nossa UFMS tem inovado no esporte universitário”, declara.
“Foi uma preparação intensa para chegar a esse nível, me dediquei ao máximo, e queria muito ir [ao FISU America Games], pois era minha primeira vez participando do JUBs, e fiquei muito feliz com meu desempenho. Continuo com os treinamentos de segunda a sábado, cinco horas por dia, e sempre melhorando a cada dia”, relata o estudante atleta.
O estudante atleta ingressou na Universidade por meio do Programa Pró-Atleta, processo seletivo para ingresso em cursos de graduação implementado neste ano e que beneficiou outros 14 estudantes, destinado para candidatos com desempenho reconhecido em competições esportivas, promovidas por federações ou confederações esportivas.
“Para mim, a melhor coisa que aconteceu foi a Universidade abrir um edital para atletas de alto rendimento, pois foi o que me fez poder entrar em uma faculdade. Com a rotina intensa de treinamentos, ficava muito difícil me dedicar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou algo assim, então é de extrema importância esse incentivo, e fico muito feliz pela UFMS me dar essa oportunidade”, declara Luiz Felipe.
A secretária da Proece, Edneia Ribeiro, informa que a participação do estudante na competição se enquadra na internacionalização da Universidade, pois o esporte trata-se de uma cultura mundial que contribui para o desenvolvimento da Instituição. “Convidamos a comunidade universitária para torcer pelo nosso estudante atleta Luiz Aquino. Como secretária de Projetos e Eventos Esportivos, sinto uma alegria imensa de concluir a gestão Turine com esse avanço surpreendente no esporte universitário. Esperamos que a nova gestão possa ver, sentir e ouvir a energia radiante que o esporte proporciona aos nossos estudantes”, ressalta.
Mais informações sobre o FISU America Games podem ser encontradas na página oficial do evento.