14.3 C
Ponta Porã
terça-feira, 2 de julho, 2024
InícioEloir VieiraEstamos preparados para o Senhor? Por Eloir Vieira

Estamos preparados para o Senhor? Por Eloir Vieira

“Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2ªPe 1.11).

Precisamos nos preparar para o Reino: “Não sabeis que os injustos não hão de herdar o Reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus. E é o que alguns têm sido, mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus” (1ªCo 6.9-11).

Quem nos prepara é o Espírito de Deus: “Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo: do pecado, porque não creem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado” (Jo 16.7-11).

O Espírito Santo nos sela para a salvação eterna: “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória” (Ef 1.13,14). Ao sermos selados com o Espírito Santo, devemos ser fiéis a Ele: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção” (Ef 4.30).

Para vivermos a eternidade com Deus, precisamos praticar os ensinamentos do Senhor! O Novo Testamento é a Nova Aliança de Deus com todos que creem: “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé” (Rm 1.16,17).

A salvação é de graça, mas não é automática! Precisamos ser transformados pela Palavra. O Espírito Santo transforma e prepara a igreja: “Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível” (Ef 5.26,27). Disse Jesus: “Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado” (Jo 15.3).

O pecador precisa se arrepender dos pecados e se converter para entrar no Reino dos céus: “Desde então, começou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos Céus” (Mt 4.17). Não basta chamar Jesus de Senhor! É preciso fazer a vontade de Deus: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” (Mt 7.21).

A purificação dos pecados começa quando cremos e nos arrependemos: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2ªCo 5.17). Esqueçamos os pecados antigos: “E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências” (Gl 5.24). Deus abençoe!

Eloir Vieira