Atletas do paradesporto, beneficiados pelo Bolsa Atleta, programa do governo federal, concedido pelo Ministério do Esporte, conquistaram o primeiro lugar no pódio em competições internacionais, nos últimos dias.
A mesatenista catarinense, Bruna Alexandre, bolsista na categoria pódio, conquistou a medalha nesta quinta-feira (27). O torneio segue até sábado, 29. A atleta brasileira paralímpica venceu a sueca Anja Handen, nas semifinais da classe 9-10, por 3 sets a 1 (11/7, 4/11,11/8 e 11/7). Na final, Bruna enfrentou a Alexa Szvitacs, da Hungria, e ganhou pelo placar de 3 sets a 0 (11/5, 11/5 e 11/8).
Além dela, a goiana Thais Fraga, que também é beneficiada pelo Bolsa Atleta, na categoria pódio, conseguiu chegar à final da competição, pela classe 1-5, porém foi derrotada e acabou ficando com a segunda colocação. O torneio passará a ser disputado em duplas, e no sábado (29), serão disputadas as quartas, semis e finais da Etapa da Polônia do circuito mundial.
Já a Seleção Brasileira de remo paralímpico, também chegou ao lugar mais alto do pódio, e conquistou três medalhas de ouro na última quarta-feira (26), no campeonato Sul-americano, realizado em Assunção, no Paraguai.
A dupla, Jairo Klug e Diana Barcelos, contemplados pelo Bolsa Atleta, ambos na categoria pódio, conquistou o ouro com um tempo de 7 minutos, 34 segundos e 08 centésimos, deixando os argentinos, Alberto Luís e Nahir Sol com a prata, e os equatorianos Ronald Garcia e Maria Virgina com o bronze.
O Brasil conquistou mais duas medalhas de ouro nas provas individuais, da classe PR1. A primeira veio com a paulista Cláudia Santos, que também é bolsista na categoria pódio. Ela terminou a prova em 11 minutos, 2 segundos e 06 centésimos, vencendo a argentina Brenda Sardon, que encerrou a prova em 11 minutos, 46 segundos e 06 centésimos.
A segunda medalha veio com o baiano, Renê Pereira, medalhista de bronze em Tóquio 2020, após finalizar a prova em um tempo de 9 minutos, 45 segundos e 05 centésimos.
A Seleção Brasileira de Remo paralímpico ainda terá como desafio, o Mundial da modalidade, que será realizado em Xangai, na China, entre os dias 21 e 28 de setembro de 2025.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte com informações do CPB
Fonte: Ministério do Esporte