Entretenimento em família na era digital: jogos para todas as idades

O entretenimento em família é considerado um dos principais elementos para manter um grupo familiar engajado. Grandes celebrações e até mesmo um jantar são suficientes para colocar os familiares próximos.

Em meio ao dia a dia agitado das pessoas, a possibilidade de ter um almoço em família, ou até mesmo ficar um tempo conversando, tem ficado cada vez mais difícil. Nesses momentos, a era digital pode funcionar como um dos canais pelos quais as pessoas podem se conectar ao longo do dia e, ao mesmo tempo, terem algum interesse em comum.

A possibilidade de ter entretenimento em família, mesmo na era digital, é potencializada pelos jogos. Jogar um jogo que o seu filho ou filha joga é uma maneira de fazer parte do mundo deles. O contrário também é verdade.

Ou seja, os filhos que jogam jogos que os pais costumam jogar também permite um ponto em comum entre eles. Além das conversas do dia a dia, ter um momento de descontração é visto como algo positivo no desenvolvimento familiar.

Jogos se adaptam a realidade da família moderna

O sucesso dos jogos na era digital é fruto de investimentos para que o jogo se adaptasse a plataformas digitais e pudesse ser disponibilizado para quaisquer jogadores que tenham condições de jogá-lo.

Essa adaptabilidade tem sido um fator essencial para que os jogos continuem sendo jogados no dia a dia da família moderna. Hoje em dia, basta baixar um aplicativo para jogar o melhor jogo de bingo online diretamente do seu smartphone.

O fato dos jogos online estarem disponíveis na tela do celular permite que o jogador jogue onde quer que esteja. Como a realidade das famílias modernas é de pais trabalhando fora e filhos estudando o dia inteiro, ou então ficando com babás, existe a possibilidade de que o pai e a mãe tire um tempo para conversar com o filho ou filha durante o dia.

Esse tempo pode ser, eventualmente, para distração de ambos. O estresse do trabalho e a rotina corrida de crianças pode fazer com que o jogo online seja a melhor alternativa para passar o tempo de maneira lúdica.

Dessa maneira, além dos pais conseguirem se conectar com os filhos, existirá um vínculo entre ambos que pode ser visto como positivo. Para alcançar esse vínculo, é essencial que haja equilíbrio entre o tempo jogado e as outras atividades do dia a dia.

Isso significa que o ideal é ver o jogo como algo que passa o tempo dos pais e filhos juntos, estando distantes fisicamente um do outro ou não. Aliado aos jogos, outros apps também podem ajudar na comunicação familiar ao longo do dia a dia.

Outros aplicativos permitem mais engajamento

O uso de aplicativos no Brasil alcança números cada vez mais surpreendentes. É raro ver uma pessoa sem um app de banco para fazer pagamentos, ou com um celular sem nenhuma rede social.

Considerando que o WhatsApp e Instagram são os apps mais usados do Brasil, o brasileiro está acostumado a ter outros aplicativos instalados em seu celular. Cada app tem a sua funcionalidade e pode ajudar no aumento do vínculo familiar.

No caso do WhatsApp, por exemplo, pais e filhos podem conversar ao longo do dia durante os intervalos do trabalho. Essa conversa permite que a família se sinta mais próxima, mesmo estando fisicamente distantes um do outro.

Já o Instagram entra como uma ferramenta importante para permitir que os pais acompanhem o dia a dia dos seus filhos. Em alguns casos, existem postagens que ajudam a entender os gostos do filho e ficar por dentro das atividades que têm sido realizadas.

Adaptação constante às novas realidades e jogos

O mundo digital muda constantemente e essas mudanças exigem uma adaptação constante dos familiares. Novos aplicativos são lançados com frequência e a facilidade de utilizá-los fazendo o download nas lojas da Google Play ou Apple Store faz com que seja muito comum baixar um aplicativo em seu celular.

Essa busca por aplicativos que possam facilitar o dia a dia e, ao mesmo tempo, colocar a família em contato ao longo das tarefas diárias, pode fazer toda a diferença no engajamento familiar. Aliado a isso, momentos de entretenimento com jogos também podem ser ferramentas importantes para o vínculo dos familiares.

Ter em mente esse contexto pode ser essencial para que os familiares possam ter momentos de entretenimento e, ao mesmo tempo, consigam manter um vínculo que é essencial considerando o cotidiano das famílias nos dias atuais.