Concessionária quer que consumidor avise quando adquirir equipamentos elétricos.
Depois que os problemas de abastecimento de energia elétrica em Ponta Porã ganharam espaço na mídia e ganharam atenção, inclusive, da Ouvidoria da AGEMS (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul), que disse ter comunicado a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e que “puxou a orelha” da empresa, a Energisa resolveu, finalmente, enviar dois representantes à fronteira para uma reunião com os vereadores na Câmara Municipal, que já havia convocado a concessionária para esclarecimentos inúmeras vezes, sem sucesso.
O encontro ocorreu nessa sexta-feira (24), na sala de reuniões da Presidência, com a presença do presidente daquela Casa de Leis, vereador Candinho Gabínio (PSDB), e dos vereadores Biro Biro (PDT), Any Espinola (PSDB), Agnaldo Miudinho (PSDB), Neli Abdulahad (União Brasil), Edevaldo Mattoso (PSDB), Marquinhos Bello (PSDB), Vanderlei Avelino(PSDB) e Kleber Orftiz (SD), além do coordenador de Relações Públicas da Energisa, o engenheiro eletricista Dian Brito, deslocado de Campo Grande e do Supervisor de Construções e Manutenção da concessionária, Ivaldo Rogéria, oriundo de Dourados, bem como profissionais da mídia eletrônica, escrita e radio difundida convidados para cobrir o evento, com direito a questionamentos.
OS PROBLEMAS
Além dos problemas recorrentes do bairro São João e do Jardim Estoril, que já se estendem há, pelo menos, três anos e foram alvo da matéria que movimentou a mídia faz 10 dias, regiões como o Altos da Glória e a Vila Áurea mereceram destaque entre as quais apresentam oscilações e falta frequente de abastecimento, somando-se a tudo isso os cabos de energia elétrica soltos em inúmeros pontos da cidade.
A retórica e a falta de apresentação de uma solução imediata para as queixas apresentadas, acabou com a paciência do vereador Candinho, que deixou a sala e deu (por conta dele) a reunião encerrada. Sobretudo quando o engenheiro da Energisa disse que cada consumidor deveria avisar a empresa quando adquirisse uma novo equipamento elétrico (ar condicionado, geladeira, etc.), porque isso poderia vir a sobrecarregar o sistema, ocasionando queda no abastecimento. Agora, imaginem se isso tem cabimento ou se, sequer, tem como ser colocado em prática. A empresa não consegue nem dar conta das queixas apresentadas individualmente por cada consumidor, tampouco tem uma margem de suporte para (kkkk) um ar condicionado a mais em determinado bairro.
“CARTINHA” PARA PAPAI NOEL
Enfim, os vereadores que permaneceram insistindo que a concessionária apresentasse uma solução para o impasse, conseguiram obter dos ditos representantes o seguinte: a Energisa fará uma inspeção na rede, com foco nos problemas apresentados e, dentro de 30 dias, vai apresentar um plano de ações para solucioná-los. Ou seja, o prazo se estende até o Natal. Portanto, não mais as crianças, mas seus pais, deveriam escrever uma “cartinha” para o Papai Noel, com cópia para o aniversariante da data, Jesus Cristo, pedindo que coloque “uma luz” no caminho dessas pessoas, a fim de que Ponta Porã volte a ter seus caminhos iluminados.
Reunião na Câmara contou com a presença de muitos vereadores e da imprensa.
Fonte: Edmondo Tazza – MTE/MS 1266/ Colaborou Jean Lucas Tazza