Razões do Analfabetismo no Brasil: acesso, permanência e elevação da escolaridade na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Este foi o tema da live do 2o Círculo de Cultura Virtual, realizado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC), na quarta-feira, 26 de março. O evento foi promovido em parceria com o Instituto Federal Farroupilha (IFFar) no âmbito do Programa Nacional de Formação para a Docência na EJA (ProfEJA) e foi transmitido pelos canais do IFFar e do MEC no YouTube.
O evento buscou discutir as razões do analfabetismo entre jovens, adultos e idosos no Brasil, explorando questões relacionadas ao acesso, à permanência e à elevação da escolaridade na EJA. A discussão se fundamentou nos princípios da educação popular, com o uso da metodologia dos Círculos de Cultura para qualificar profissionais da educação e fortalecer a oferta da EJA.
Estudantes da EJA do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), do Movimento de Alfabetização (Mova) e da rede municipal de educação do município de São Carlos (SP) participaram do encontro, compartilhando motivos que os levaram a buscar a escola e as turmas de alfabetização.
As professoras e as pesquisadoras Maria Hermínia Laffin (UFSC), Daniele Dias (UFPB/PBA) e Márcia Pereira Melo (Rede Pública de Goiânia) abordaram o analfabetismo a partir de informações e dados estatísticos oficiais, considerando sua relação com as dimensões de classe, raça, gênero e territorialidade.
Na reflexão sobre estratégias de superação do analfabetismo, foram abordados temas como chamado público e formação docente, além de outras determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional destinadas à garantia do direito universal à educação.
Outro assunto levantado no encontro foi o processo de adesão ao Programa Brasil Alfabetizado (PBA) pelas redes de ensino, que foi prorrogado para o dia 31 de março.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi
Fonte: Ministério da Educação