O turismo é uma peça-chave para o desenvolvimento cultural e dos negócios em uma determinada região. Uma das principais maneiras de difundir a cultura, mostrar as belezas naturais e movimentar a economia, em Ponta Porã não tem sido diferente, pois a exploração desse mercado fortalece mais de 70 segmentos como hotéis, restaurantes, supermercados, postos de gasolina, entre outros.
A região da fronteira Brasil-Paraguay é um destino de turismo integrado, que vem se fortalecendo e cada vez mais utilizando recursos que causam menos impacto no meio ambiente. Especificamente na rede hoteleira, os benefícios do turismo são de extrema significância, principalmente pelo fato do movimento trazer dinheiro de fora para dentro da região, como comenta Anderson Bordão, empresário da rede hoteleira e gastronômica de Ponta Porã.
“O turismo tem uma importância fundamental na economia da nossa região. A fronteira é destino turístico integrado binacional, e esse movimento emprega muitas pessoas, impactando diretamente na nossa economia. Temos o Del’Toro Resto Bar, criado pela Bia Bordão, basicamente para atender os hóspedes do Herval Park Hotel, mas organicamente foi sendo montada operação para o público geral e hoje passamos a atender majoritariamente moradores da fronteira”, destacou Anderson Bordão.
O impacto do turismo para a economia de uma região implica na arrecadação de impostos via ISS, geração de empregos, investimentos, valorização de imóveis, aumento na arrecadação, com os benefícios ficando como legado para a cidade.