Em pronunciamento, Marina Silva alerta para urgência na proteção ambiental

Redação GPS Em pronunciamento, Marina Silva alerta para urgência na proteção ambiental

Em pronunciamento, Marina Silva alerta para urgência na proteção ambiental
Redação GPS

Em pronunciamento, Marina Silva alerta para urgência na proteção ambiental

Na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira (5), a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima , Marina Silva , fez um pronunciamento em cadeia de rádio e televisão alertando para a urgência de ações ambientais diante das tragédias recorrentes.

Marina ressaltou a importância do engajamento da sociedade e do governo para evitar situações semelhantes às que ocorreram recentemente no Rio Grande do Sul.

“Com o aumento da temperatura global, estamos vivenciando os graves efeitos dos eventos climáticos extremos, cada vez mais frequentes e severos. No Brasil, deslizamentos, inundações e secas intensificadas anunciam dias difíceis, principalmente para as famílias mais vulneráveis”, alertou a ministra.

Marina Silva destacou que proteger o meio ambiente é crucial para salvar vidas e garantir o bem-estar de diversas comunidades, como ribeirinhos, pequenos comerciantes e moradores de áreas de risco. Ela ressaltou que ainda há quem duvide da relação entre a ação humana e a reação da natureza, o que atrasou a adoção de medidas urgentes no país.

A ministra anunciou a conclusão da atualização da Estratégia Nacional de Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima, que se tornará o Plano Nacional para o Enfrentamento da Emergência Climática.

Segundo Marina, o plano focará nos municípios e áreas de maior risco, fortalecendo a capacidade do governo para lidar com situações pré-desastre.

Marina Silva também destacou os esforços do governo para combater o desmatamento, com o compromisso de desmatamento zero em todos os biomas brasileiros. Ela afirmou que já houve reduções significativas no desmatamento da Amazônia, Pampa e Mata Atlântica, e que as ações estão se estendendo para o Cerrado, Pantanal e Caatinga.

A ministra avaliou que os próximos anos serão dedicados à proteção e recuperação da biodiversidade, com a criação de novas unidades de conservação, uso sustentável de florestas e combate ao desmatamento e incêndios.

Marina finalizou ressaltando a importância de tecnologias sustentáveis, energia limpa e igualdade social para garantir um futuro mais sustentável para todos.

The post Em pronunciamento, Marina Silva alerta para urgência na proteção ambiental first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional