Em Ponta Porã, Prefeitura poderá flexibilizar horário de funcionamento do comércio a partir de segunda, dia 30

Acordo saiu após reunião do prefeito, comerciantes e equipe de saúde

27/03/2020 14h – Por: Tião Prado

O prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo Filho (PSDB), recebeu na manhã desta sexta-feira (27), no anfiteatro da Prefeitura Municipal, a diretoria e representantes do comércio da cidade para tratar a respeito de algumas medidas de flexibilização do funcionamento do comércio que está fechado a alguns dias no que diz respeito ao Coronavírus.

Na abertura da reunião foi informado aos presentes que no momento tem 12 exames de pessoas de Ponta Porã no Lacen em Campo Grande, a espera do resultado final e que esses resultados deve sair até domingo a noite, assim, se esses exames derem positivo, os casos de Coronavírus em Ponta Porã aumentará significativamente.

O prefeito ouviu atentamente todos os presentes. Ouviu os seus argumentos e fez a pergunta de quem é a favor da reabertura do comércio da cidade, sendo que na sua maioria absoluta fizeram essa opção por reabrir o comércio no inicio da próxima semana, dia 30, segunda-feira, mas com a restrita observância das regras de saúde, ou seja, utilizando álcool gel disponível, distanciamento entre clientes, higienização das instalações entre outras, ressaltando que essa abertura depende do resultados dos exames pendentes, para discussão de como será a elaboração de um novo Decreto.

“A nossa equipe de bloqueio, vigilância e médicos da área de saúde, entende que é necessário manter o bloqueio, porem nós pedimos a Associação Comercial que se manifestasse e trouxesse os empresários para uma tomada de decisão e após votação, a maioria fez a opção para que se faça uma flexibilização no horário do comércio, porem nós pedimos aos comerciantes que mantenha isso até domingo, e a partir de segunda-feira (30), haverá essa flexibilização no horário”, disse Hélio Peluffo.

O prefeito também informou que os técnicos da vigilância sanitária estará neste final de semana criando um protocolo de como isso deve funcionar , cada comerciante será responsável pelas pessoas que entra em seu estabelecimento, sendo que o comerciante é responsável pela higienização do seu espaço e de seus clientes, assim como evitar aglomeração e observância da distância estabelecida.

Em Ponta Porã as Casas Lotéricas poderão voltar a atender. Quanto as aulas, por enquanto não vai voltar porque os alunos são vetores muito rápidos.

O ônibus coletivo urbano ainda não estará circulando , devido a gratuidade aos idosos e poderá haver acúmulo de pessoas de idade, não será permitido aglomeração em nenhum lugar e o toque de recolher passará a ser das 23 as 4 horas da madrugada.

Com relação as igrejas, o prefeito disse que continua proibido a aglomeração de pessoas nas igrejas, sendo que o decreto que o presidente da Republica publicou não será acatado, devido ao grande número de pessoas que ficam nesses locais.

O prefeito Hélio disse que vai ser feito de tudo para atender os comerciantes, mas pede a responsabilidade e o foco na situação, completou Hélio Peluffo.

Veja abaixo, o vídeo da entrevista com o prefeito Hélio Peluffo Filho.

Em Ponta Porã, Prefeitura poderá flexibilizar horário de funcionamento do comércio a partir de segunda, dia 30