O evento foi realizado nas dependências do Quartel da Polícia Militar “Antônio Ayres Nogueira Neto” em Ponta Porã.
09/03/2019 13h – DN
A Polícia Militar comemorou o Dia Internacional da Mulher com um café da manhã servido a todas as Policias Militares Femininas que compõem o efetivo do 4º BPM. O evento foi realizado nas dependências do Quartel da Polícia Militar “Antônio Ayres Nogueira Neto” em Ponta Porã.
O ato contou com a participação da diretora geral Angela Toumani e da diretora administrativa Doralice Nunes de Alcântara acompanhadas de universitários do curso de medicina da UASS (Universidad Autonoma San Sebastian) e do vereador Wanderlei Avelino (PSDB).
Na ocasião, o Comandante do 4º BPM fez questão de ressaltar a importância da mulher na Instituição Policial, salientando sua eficiência em todos os setores desempenhados pela PM. “As mulheres Policiais desempenham papel fundamental na segurança pública, seja desempenhando a atividade no Policiamento Ostensivo como também nos setores administrativos, quero aqui agradecer a cada Policial que colabora de forma ímpar para garantir a Segurança e a Ordem Pública em todos os municípios que compreendem o 4º Batalhão”, frisou o Tenente Coronel PM Carlos Magno da Silva.
Após o café da manhã, as Policiais Militares realizaram uma panfletagem no centro de Ponta Porã, ao mesmo tempo em que foram homenageadas as Mulheres pelo seu dia, também foram orientadas quanto o Programa Mulher Segura – PROMUSE.
O Programa Mulher Segura da Polícia Militar – MS visa operacionalizar a Lei Maria da Penha, oferecendo às mulheres vítimas de violência atendimento qualificado e humanizado nas chamadas de urgência, orientações sobre direito e proteção por meio da fiscalização do cumprimento das Medidas Protetivas.
Em Ponta Porã, o Programa já atendeu 416 vítimas, que foram devidamente cadastradas e passaram a ser acompanhadas pela Polícia Militar. Foram fiscalizadas 83 Medidas Protetivas de Urgência, sendo 18 somente nestes dois primeiros meses de 2019, que resultaram na prisão de 13 autores.