Nas eleições 2024 o processo entra nesta segunda quinzena de julho a um segundo momento, sendo que ate agora está o período de pré-campanha e no dia 5 de agosto acontecem as convenções partidárias e alguns partidos já estão divulgando a data destas convenções. Confira abaixo:
O PSB e o Republicanos através de seus presidentes Almir Baixinho e Jelson Bernabé, informaram que estarão realizando as suas convenções no dia 26 de julho das 18 as 22 horas na Câmara de Ponta Porã.
O PP (Partido Progressista) realia a sua convenção no dia 27 na Câmara de Vereadores de Ponta Porã as 9 horas.
O PRD estará realizando a sua convenção no dia 27 na câmara de Vereadores; o horário não foi informado.
O partido MDB (Movimento Democrático Brasileiro) divulga a sua convenção para o dia 2 de agosto as 17h na Rua Baltazar Saldanha, n.47, centro de Ponta Porã.
O PC do B estará realizando a convenção no dia 03 de agosto das 15 às 17 horas na Rua Baltazar Saldanha, n. 32 em Ponta Porã, e em no dia seguinte, dia 4, participa da convenção da Federação Brasil da Esperança conforme informado pelo seu Presidente Enoque Franco Gomes.
O PSDB/Cidadania em Ponta Porã informou aos seus membros para a Convenção Municipal que será realizada no dia 03 de agosto do corrente ano, no Centro de Convenções das 9 às 12h.
O Podemos informou à redação que a convenção do partido será no dia 4 de agosto, no período da manhã, na rua Calógeras 522
O PDT (Partido Democrático Brasileiro) estará realizando a sua convenção no dia 5 de agosto das 19 as 22 horas, na Av. Brasil nº 3.282 (antigo Clubinho).
O PT – Partido dos Trabalhadores tem sua Convenção agendada para o dia 3 de agosto das 15 às 17h na rua Baltazar Saldanha 32, centro de Ponta Porã.
Todos os partidos foram contatados através de mensagens e os que foram citados responderam as mensagens da redação, seja enviando o edital de convocação ou apenas com a mensagem com a data, local e horário.
Partidos organizados e prontos, o que parecia estar calmo e tranquilo até então, com apenas dois nomes como pré-candidatos Eduardo Campos (PSDB) e Edinho Quintana (PT) deu um guinada e neste momento pré-convenção tem-se 5 nomes prontos a serem apreciados pelos seus companheiros de partido.
Com a movimentação política grande na fronteira com os nomes de Álvaro Soares no Podemos, Carlos Bernardo no PDT e Pompílio Júnior no PL, a cidade passa então a ter cinco prováveis pré-candidatos a prefeitura de Ponta Porã.
Neste cenário, o prefeito Eduardo Campos terá seu nome referendado pela convenção de seu partido o PSDB e como já foi noticiado pelo presidente Candido Gabínio estarão contando com apoio de vários partidos em seu arco de aliança, sendo essa aliança confirmada no dia 5 de agosto, e se confirmada essas alianças, terá um grande tempo de TV e Rádio para divulgar seus planos de campanha.
O Partido dos Trabalhadores PT faz parte de uma Federação tendo a frente o presidente Paulinho Roberto, com PC do B e PV e vão referendar o nome de Edinho Quintana sendo que o nome do vice deve sair de uma dessas legendas ou até mesmo do próprio PT.
O PDT que tem como presidente o empresário Carlos Bernardo que assumiu a legenda a poucos dias, depois de sua saída do MDB, partido ao qual foi candidato a deputado federal , está conversando com vários partidos, mas ainda não tem uma definição de quem estará fazendo parte do seu arco de alianças.
O ex-prefeito Álvaro Soares que agora está a frente do PODEMOS está correndo muito pela cidade e falando dos seus projetos políticos, e ainda não definiu se vai para a batalha sozinho com chapa pura ou faz aliança com outros partidos e define qual posição vai tomar a partir então.
Fechando essa lista, temos o produtor rural e presidente licenciado da Federação dos Clubes de Laço do MS Pompílio Júnior, contando com apoio do ex-presidente Bolsonaro, ele está levando às pessoas que conversa o projeto da direita para disputar a eleição de 2024.
Com relação aos candidatos a vereadores, pelo que está sendo visto nas redes sociais, deve ter 13 partidos aptos a participar das eleições 2024, com isso pode ter de 180 a 200 candidatos a vereadores e vereadoras andando pelas ruas de Ponta Porã, na área rural e nos distrito pedindo votos.
De última hora:
Para fechar essa matéria de ultimo momento recebemos na redação do Pontaporainforma a informação de que o PDTista Carlos Bernardo trouxe de sua viagem a Brasília, um acordo escrito a mão de que poderá fazer uma aliança com PT e a Federação ao qual o PT faz parte, sendo que Carlos estará sendo lançado como candidato a prefeito e a vaga de vice na chapa será do vereador Edinho Quintana, faltando apenas ser referendado nas convenções já marcadas.
Entramos em contato com o Carlos Bernardo (PDT) que informou, via audio, que não sabe ainda quem será o candidato a prefeito, se ele ou Edinho, pois política muda toda hora e com o Paulo Roberto (PT), ainda não retornou a mensagem.
Já o pré-candidato Edinho, disse que o acordo realmente existe, mas que ainda não está definido quem será o candidato a prefeito ou vice na chapa, pois esperam uma pesquisa interna para ter a definição.
Propaganda eleitoral:
Após a realiação das convenções, os candidatos vão correr para arrumar os documentos pedidos e registrar as suas candidaturas e depois do 16 de agosto começa de fato a corrida rumo as eleições 2024, é que começa a propaganda eleitoral, de acordo com as regras da justiça Eleitoral.