23.2 C
Ponta Porã
quinta-feira, 24 de outubro, 2024
InícioSaúdeCovid 19Em Ponta Porã, a ocupação da UTI-Covid está entre 60 a...

Em Ponta Porã, a ocupação da UTI-Covid está entre 60 a 70%

Divulgamos recentemente uma matéria da Secretaria de Estado de Saúde uma classificação das cidades em números de pessoas vacinadas em que Ponta Porã não aparece entre as 30 cidades que mais vacinaram. Na manhã desta sexta-feira (16), a reportagem do Pontaporainforma entrou em contato com o Dr. Patrick Derzi procurando saber o que esta acontecendo e a explicação foi de que como a cidade recebeu muitas vacinas, esses números caíram no computo final de pessoas vacinadas.

“Esse número é proporcional ao número de vacinas, como recebemos bastante vacinas a proporção diminuiu”, disse o Dr. Patrick.

Procuramos saber também a respeito da situação do hospital Regional, uma vez que faz exatamente uma semana que não é divulgado nenhum boletim com essas informações de números de novos casos, pessoas recuperadas, casos em observação e situação da UTI.

“Com relação as vagas, em Ponta Porã hoje tem 20 vagas, 13 vagas em Corumbá,  9 em Naviraí, 7 em Aparecida do Taboado, 7 em Três Lagoas,  6 em Amambai, 3 em Bataguassu, 3 em Nova Andradina, 3 em Sidrolândia, 2 em Aquidauana, 2 em Jardim. As cidades de Chapadão do Sul, Paranaíba e Costa Rica não tem vagas”, disse o Secretário Patrick Derzi.

Em seguida, entramos em contato com o Dr. Demétrius Lago Pareja, diretor do hospital Regional, que informou que a situação atual do hospital está mais tranquila, mas todo cuidado é pouco neste momento da pandemia.

“Nós temos hoje em torno de 50 a 70% da ocupação, ouve uma diminuição, mas ontem, quinta-feira (15), durante o dia internamos 5 e a noite mais um, portanto ainda tem muita procura e a gente não pode baixar a guarda. Essa queda já é reflexo da forma como se agiu há 15 dias atrás, quando o estado encampou o distanciamento, então houve sim uma diminuição” disse o Dr. Demétrius.

Demétrius disse que essa taxa de ocupação esta caindo, mas é preciso continuar mantendo o distanciamento, não fazer aglomeração, usar máscaras e álcool gel.

“Ontem, quinta-feira (15), uma noticia que me deixou preocupado é o caso da variante Delta Indiana que esta sendo transmitida entre pessoas que não saíram do país, temos essa transmissão em várias cidades de diversos estados e se não cuidar, ela pode chegar aqui e ela é muito letal”, completou o Dr. Demétrio.

Logo mais as 11 horas o prefeito Hélio Peluffo Filho, o secretário Patrick Derzi e o setor jurídico da prefeitura de Ponta Porã vai realizar uma entrevista coletiva e deverá informar as nova mudanças no decreto de restrições. Muitos comerciantes, donos de escolas e lideres religiosos estão aguardando o prefeito informar que vai abrir tudo e tudo voltar ao normal.

Dados da SES:

Mato Grosso do Sul confirmou 751 casos novos e mais 25 mortes por Covid-19 nesta sexta-feira (15). É o que mostra o novo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), que ainda trouxe, desde o início da pandemia, a marca de 346.142 infectados e mais 8.612 óbitos decorrente ao novo coronavírus.

Os dados do boletim ainda mostram, que apesar de situação de estabilidade, os leitos de UTI no estado estão acima de 52% de ocupação em todas as macrorregiões. Em Dourados, a ocupação fica em 62%, enquanto em Campo Grande está em 84%, em Três Lagoas 72% e Corumbá 52%. Portanto, o momento segue sendo de prevenção contra a doença.

Ainda de acordo com os novos dados do boletim, 6.831 pessoas estão em isolamento domiciliar e 665 hospitalizados. Desde o início da pandemia 330.034 pessoas já se recuperaram da Covid em Mato Grosso do Sul.