Em noite solene, deputados estaduais entregam comenda a radialistas

Os homenageados pelo deputado Marçal Filho ( Foto: Wagner Guimarães ALMS)

Um dos efeitos do encanto que o rádio provoca nas pessoas é a transformação do status social do locutor. Ele deixa o papel de um profissional e assume a missão de ser uma companhia para os solitários, uma espécie de melhor amigo para os ouvintes e um promotor de conexões coletivas. Para homenagear os radialistas que atuam no Estado, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realizou sessão solene, na noite desta quarta-feira (10).

Proposta pelo deputado Marçal Filho (PSDB), a solenidade foi marcada pela entrega da “Comenda Antônio Tonani” a profissionais e empresas que tenham prestado relevantes serviços à sociedade sul-mato-grossense e com experiência mínima de cinco anos em radiodifusão. “A pandemia aumentou muito a audiência do rádio e revelou continua sendo o veículo de massa que mais alcança as pessoas. Tivemos o advento da televisão e da internet e disseram que o rádio iria acabar. No entanto, o rádio continua ainda mais fortalecido, dinâmico, inovador e mais atual do que nunca. Prestar essa homenagem a pessoas que tem paixão por esse meio de comunicação é uma forma de estimular e reconhecer a profissão”, destacou o propositor do evento.

Antônio Tonani, que dá nome à comenda, foi um dos mais renomados radialistas de Mato Grosso do Sul e fundador da primeira emissora de frequência modulada de Dourados, a Rádio Grande FM, que entrou no ar em 22 de junho de 1980.

Em noite solene, deputados estaduais entregam comenda a radialistas
Para o deputado Marçal Filho, a homenagem é uma forma de estimular e reconhecer a profissão –  Foto: Wagner Guimarães (ALMS)

Foram homenageados: Grupo RCN de Comunicação, Difusora Pantanal FM 101.9, Sidnei Adriano Marafiga Correa, Antônio Carlosde Albuquerque, Anselmo Chastel Duarte, Luciano Medeiros Barbosa Rodrigues, Sérgio Luis Goulart, Osvaldo Duarte Ramos, Arthur Mário Medeiros Ramalho, Robson Pertile, Antonio Carlos Palhano Junior, Carlos Eduardo Longo de Faria (in memorian), Alex Bachega, Aline Roos, Deonésio Aparecido de Leima, Aleixo Alves, Eduardo Mendes Pinto, Eunice Aparecida dos Santos, Everaldo Bento, Luiz Carlos da Silva Feitosa, Marcelo Alves Rodrigues, Maurício Picarelli, Paulo Paré, Roberto Alves Ferreira, Sebastião Lau da Silva Filho, Sebastião Neris Prado, Gildo Pereira, Sidnei Lemos e Teresinha dos Santos Medeiros.

Há 57 anos na profissão de radialista, o jornalista e comunicador Maurício Picarelli, atualmente gerente da TV e Rádio Assembleia, fez uso da palavra em nome dos homenageados. “Já passei por muitas emissoras, do tempo antigo ao tempo moderno, e posso afirmar que o rádio sempre entrará no coração das pessoas, seja em canal aberto ou via web”, disse.   

Para o empresário Luiz Carlos da Silva Feitosa, proprietário do Grupo Feitosa de Comunicação, a homenagem significa o coroamento de uma batalha profissional iniciada em 1980. “Começamos no rádio como repórter, em seguida montamos um jornal impresso e ganhamos uma concessão de rádio em Sidrolândia. Depois foram desdobramentos de conquistas de novas emissoras. Com a chegada das mídias sociais, houve uma complementação ao rádio e isso valorizou ainda mais o profissional do rádio”, relatou.        

Aline Roos é destaque na comunicação radiofônica de Rio Brilhante. Ela tem criado sua identidade em meio a um mercado masculinizado e busca o empoderamento feminino no meio de comunicação. “O radialista não é somente uma voz, é imagem, é amigo do ouvinte e ele é o nosso seguidor. Hoje, pessoas com conteúdo interessante podem atuar no rádio. A diversidade de ideias é o que tem atraído o ouvinte”.

Fonte: Agência ALMS