Em meio à crise hídrica, obras da Sanesul em Ponta Porã otimizam a rede para reduzir perdas de água

Diante da maior crise climática e hídrica que o Brasil e o Mato Grosso do Sul passam, reduzir o desperdício é fundamental para garantir o acesso a água para todos e preservar o meio ambiente.

Nesse contexto, as obras que o Governo do Estado, por meio da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), vem fazendo em Ponta Porã se mostram ainda mais relevantes.

O PROSAA – Projeto de Otimização do Sistema de Abastecimento de Água de Ponta Porã – está implantando reforço na rede, com mais de 24 quilômetros de rede nova, além da setorização para abastecimento e controle de pressão. Um projeto robusto e que envolve técnicas bem avançadas de controle para reduzir as perdas de água no município.

O gerente da unidade regional da Sanesul em Ponta Porã, Célio Poveda Filho, explica que Governo do Estado e Sanesul têm feito um grande investimento na infraestrutura de distribuição, com novos e modernos equipamentos, e que o projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ponta Porã. “Nós temos um planejamento que está alinhado com a prefeitura. Eventuais transtornos, como quebra de calçadas ou paralisação temporária no abastecimento, são mínimos diante dos benefícios que serão entregues para toda a população”, ressaltou.

Um outro efeito da crise hídrica é o secamento dos poços artesianos caseiros. “Muitos moradores que usam esse meio para ter acesso à água têm tido problemas e nos procuram. Vamos atender a todos, o que torna essas obras ainda mais importantes para garantir regularidade no abastecimento para todos”, pontuou Célio. 

Em meio à crise hídrica, obras da Sanesul em Ponta Porã otimizam a rede para reduzir perdas de água

Sobre o PROSAA

O PROSAA teve início em maio deste ano em Ponta Porã e tem previsão de término para novembro de 2025. O cronograma inclui obras nas regiões dos bairros São João, Jardim Primavera, Jardim Marambaia, Andreazza, Cardinal, Macrorregião Parque dos Eucaliptos, Residencial Ponta Porã I e II, Kamel Saad, Jardim Ivone, Setor Aeroporto, Granja, Setor Centro, Vila Reno, Vila Áurea, Setor Vila Santa Isabel e São Vicente de Paula.