Em campeonato sub-16 de atletismo, atletas tiveram que superar adversários e resistir ao calor

Atletas se protegem do sol enquanto aguardam competição (Foto: Osmar Veiga)

Neste sábado (7), em dia que temperatura em Campo Grande chegou aos 40ºC, com baixa umidade, os atletas que participaram de campeonato estadual sub-16 tiveram que vencer mais esse obstáculo para garantir vaga em competições previstas de setembro a novembro, em Recife. As provas foram realizadas no Parque Ayrton Senna e exigiram concentração e muita hidratação.

As provas tiveram participação de 100 atletas do interior e 80 de Campo Grande.

Entre eles, estava Tayná Calixto, 14 anos, que competiu no salto em altura e no salto triplo. “Antes da prova eu estava passando mal, baixou muito minha pressão, bebi muita água, me molhei”, disse a atleta. Apesar disso, conseguiu se recuperar e garantir a classificação. “Foi bom, mas dava para ter ido melhor”, lamentou. A jovem faz parte da equipe do Instituto Sangue Bom.

Em campeonato sub-16 de atletismo, atletas tiveram que superar adversários e resistir ao calor
Competição foi realizada no Parque Ayrton Senna, no Aero Rancho (Foto: Osmar Veiga)

Kevin Aguero, 15 anos, veio de Ponta Porã, representou o clube APEV (Associação Ponta Poranense Esporte e Vida) para correr prova de 1 mil metros e 1 mil metros com obstáculos. “Fiz a prova que eu podia fazer, estou meio gripado também”, disse, explicando que de manhã o clima ainda estava agradável, mas “deu uma esquentada” à tarde. Também foi classificado e fez uma das provas em tempo recorde.

O presidente da Fams (Federação de Atletismo de MS), Ageu de Oliveira disse que foram fornecidos 1,4 mil copinhos de água para os atletas e ambulância ficou no local para qualquer eventualidade.

O técnico de atletismo de Ponta Porã, Domingo Junior Gomes Carvalho comemorou os resultados da equipe, apesar de dizer que o dia foi muito quente. “Claro, se tivesse um dia mais tranquilo, mais gostoso, o resultado seria muito mais visível”.

Dos atletas classificados, 20 vão participar do CBI (Campeonato Brasileiro Interclasses) e outros 34 do JEBS (Jogos Escolares Brasileiros), em competições a serem realizadas em setembro, em Recife. Outro gruo irá competir no CBI sub16, em novembro, também na capital pernambucana.

Em campeonato sub-16 de atletismo, atletas tiveram que superar adversários e resistir ao calor
Classificados vão participar de competições este  mês e novembro, no Recife (Foto: Osmar Veiga)

Fonte: Campograndenews – Por Silvia Frias e Caroline Maldonado